CENTRAL DE NOTÍCIAS

08/06/2017

Docente desenvolve projeto entre estudantes da USP e da UNICEP

Desenvolvido pelo Prof. Dr. Décio Gonçalves, o projeto estrutural envolve uma equipe da USP e estudantes da UNICEP e utiliza-se de concepções projetuais de artefatos arquitetônico através do propósito de minimizar ao máximo o impacto da construção no local de implantação. Deste modo, o projeto é pautado na sustentabilidade, ao desenvolver recursos sem que haja prejuízos para as futuras gerações, através de estudos na área de energias solares, efeitos bioclimáticos, energia eólica, entre outros.

A concepção projetual do Projeto BOLA é pautada no Poliedro de Leonardo da Vinci, gênio Italiano, nascido na região da Toscana-Itália em 1452 e amplamente referenciado devido a seu talento diferenciado para as ciências e arte. “O Poliedro, também é utilizado na fabricação de bolas de futebol, composta de vinte hexágonos e 12 pentágonos”, ressalta Décio.

A partir deste poliedro e do pensamento para artefatos arquitetônicos pode-se chegar a determinadas estruturas, (como pousadas, residências unifamiliares, entre outras), uma vez que em termos geométricos pode ser definido como um icosaedro truncado, com 20 faces.

Todos os estudantes de Arquitetura e Urbanismo e das Engenharias podem participar, mas especificamente os estudantes de Arquitetura e Urbanismo “tem a oportunidade de utilizar-se de um aspecto primordial, o conhecimento geral e básico sobre estruturas, destacando-se que o projeto sempre antecede o sistema estrutural, de modo que este, não deve em hipótese alguma, tolher o pensamento arquitetônico”, afirma o docente. Que ressalta a importância do trabalho em maquetes, “uma vez que o trabalho faz com que os estudantes adquiram conhecimento das realidades estruturais e construtivas”.

Destaca-se a participação ativa do docente e da coordenadora do curso, Prof.ª Dr.ª Ana Lúcia Cerávolo, ao atuar junto aos estudantes, ressaltando a importância da pesquisa acadêmica.

Atualmente duas alunas do 4º ano e uma do 5º ano participam ativamente do Projeto BOLA. A aluna Luana Canal coautora do artigo “Parada de Ônibus” enviado e aprovado para apresentação oral no Congresso Internacional CLEM+CIMAD 2017 que aconteceu em Buenos Aires, distrito de Junín, de 17 a 19 de maio. A aluna Yasmin Dotta Damha Santiago, desenvolve estágio curricular, com o tema “BOLA”. E a aluna Bruna Fernandes de Oliveira faz Iniciação Científica com bolsa PIBIC/CNPq, ela auxilia o docente desde 2010 nos projetos de pesquisa.

Newsletter UNICEP
Deixe seu email e receba nossas novidades »