CENTRAL DE NOTÍCIAS


19/06/2017

Estudantes de Aeronaves participam de palestra sobre Drones



Em maio deste ano, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) liberou a regulamentação para aeronaves não tripuladas, mais conhecidas como drones e RPAS (remotely piloted aircraft systems).

Pensando em mais uma opção de mercado para os futuros tecnólogos em Manutenção de Aeronaves, o Prof. Dr. Thiago R. Cicogna, do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), ministrou a palestra intitulada “Operação e Manutenção de Drones” aos estudantes do curso da UNICEP.

Segundo ele, essa regulamentação foi recebida pelo setor com bons olhos. “Podemos agora comercializar serviços em cima das aeronaves não tripuladas e, com essa comercialização, o mercado só tende a crescer”, falou o especialista explicando que, além do mercado, a nova Lei visa trazer mais segurança para quem está operando e para quem está próximo a operação. “Hoje você consegue até ter uma penalidade civil em cima de algo que foi regulamentado, que é o caso dos drones”, disse.

Por ser um mercado que está em franca expansão, a manutenção de drones é mais uma opção de mercado para os estudantes e futuros profissionais.

Além das informações sobre a nova regulamentação foi abordado também, na palestra, os tipos de RPAs e drones, suas diversas aplicações, a importância dos registros e a apresentação da ferramenta “VocalTask” desenvolvida pelo palestrante no intuito de mitigar falhas de procedimentos que podem tornar a operação de RPA insegura.

“Aeromodelos são aeronaves não tripuladas utilizadas para lazer, RPA são aeronaves não tripuladas usadas para outros fins, como corporativo e comercial e aeronaves não tripuladas autônomas nas quais não há interferência do piloto durante o voo, não estão contempladas na norma e sua utilização continua proibida no Brasil”, finalizou o palestrante.






Newsletter UNICEP
Deixe seu email e receba nossas novidades »