CENTRAL DE NOTÍCIAS


22/08/2017

“Teatro: Técnicas da cena para o dia a dia”, novo curso de extensão



Estudante de Psicologia da UNICEP, Luana Crempe Rosales, ministrará um curso de extensão na UNICEP de 15 de setembro a 1 de dezembro, e na próxima quinta-feira (24), apresentará, com o Núcleo Os Colecionadores, a peça teatral “Gardênia e Outras Mães”, no SESC São Carlos, às 20h.

“O lugar socioafetivo ocupado pela mãe em nossa sociedade faz com que, em algum momento, todos sejam levados a pensar sobre a sua figura. A mãe é estruturadora das organizações familiares e responsável pela vida de cada um de nós. Mas pensar sobre isso não é armar um jogo simples, no qual os papéis estão configurados do mesmo modo. As alterações paradigmáticas que a história promove nos levam a sempre termos que repensar e reentender esse campo.”, contou Luana.

E é a partir dessa reflexão que surgiu o espetáculo teatral “Gardênia e outras mães”, primeira obra do Núcleo Os Colecionadores – criada pelos artistas Eduardo Leite, Léo Oliveira, Luana Crempe e Paulo Salvetti.

“Gardênia e outras mães” é um espetáculo teatral sobre o encontro de quatro artistas em torno de uma mesma questão: como é ser mãe hoje? É sobre um desejo de pensar mais sobre a maternidade, numa busca de ir além das respostas simplistas e unilaterais, muitas vezes perpetradas socialmente. É sobre procurar as fissuras nesse campo sensível para buscar explorar novas relações de sentido com o tema. É sobre relacionamentos humanos. Sobre mim, sobre vocês, sobre nós. É sobre algo que todos temos em comum. Porque mãe, eu tenho, tu tens, ela tem... e a partir disso nos multiplicamos. Nesse sentido, parece que a principal justificativa para este projeto, se faz no desejo destes artistas de criar condições de viabilizar a democratização do acesso ao espetáculo criado, tendo em vista que uma obra teatral demanda esse encontro com o público para que, de fato, exista e cause reverberações.

Já o curso de extensão "Teatro: Técnicas da cena para o dia a dia" se propõe a utilizar as melhores e mais funcionais técnicas de atuação utilizadas por atores de teatro, para não atores que buscam ter domínio da sua respiração, concentração, dicção e presença quando, por exemplo, falar em público, apresentar trabalhos, expor uma ideia a um grupo e outras diferentes demandas que todos temos, mas nem todos sentem facilidade e tranquilidade para executar, explicou Luana.

“O curso é de teatro, pois utilizaremos ferramentas e técnicas ensinadas a atores, porém, os participantes irão utilizar o conteúdo aprendido em qualquer situação do dia a dia, de acordo com sua demanda. E para quem quer começar a estudar teatro esse curso servirá como uma ótima introdução. Acredito que irá unir interessados em aprender técnicas para usar em diversos lugares, inclusive no teatro.”, finalizou.

Informações e Inscrições para o curso de extensão: Diretoria de Pós-Graduação e Cursos de Extensão - UNICEP Rua Miguel Petroni, 5111 – Jardim Centenário – São Carlos – SP – CEP: 13563-470 Telefax: (16) 3362-2111 Telefone direto: (16) 3362-2109 e-mail: posgraduação@unicep.edu.br Site: www.unicep.edu.br/posgraduacao

Ingressos e informações sobre a peça teatral: https://www.sescsp.org.br/programacao/130002_GARDENIA+E+OUTRAS+MAES






Newsletter UNICEP
Deixe seu email e receba nossas novidades »