CENTRAL DE NOTÍCIAS


25/09/2017

Setembro Amarelo – UNICEP faz ação em prevenção ao suicídio



Setembro é conhecido como o mês de prevenção ao suicídio, pensando nisso a UNICEP realizou na última semana, ações para divulgar e explicar o assunto. Durante a semana os estudantes do curso de Psicologia fizeram intervenções no pátio e na portaria da instituição para apresentar o tema aos estudantes e também estiveram, no último sábado (23), no kartódromo, para orientar a população.

O evento fez parte do Dia da Responsabilidade Social, como parte da Campanha do Dia da Responsabilidade Social do Ensino Superior Particular, promovido pela ABMES - Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior.

De acordo com o estudante do 4º ano de Psicologia, Vitor Rossi, da mesma forma que existe o Outubro Rosa que é o mês de prevenção ao câncer de mama e o Novembro Azul que é o mês de prevenção contra o câncer de próstata, existe o Setembro Amarelo que é o mês de prevenção ao suicídio, tema que ainda é um tabu na sociedade.

Já Lucas Azis Ferreira de Lucca, também do 4º ano de Psicologia, explicou: “A importância de pensar no Setembro Amarelo é refletir sobre a questão da vida e priorizar principalmente a atenção sobre a reação suicida. A gente tem um quadro hoje onde a segunda maior causa de mortes entre os adolescentes é o suicídio. Os idosos também são muito atingidos pelo suicídio, é um dado que a gente não imagina, mas é uma realidade.”.

O estudante contou que o Brasil está entre os 10 países com o maior índice de suicídio. “A cada 45 segundos uma pessoa comete suicídio, em São Carlos o número também tem crescido, então pensar no Setembro Amarelo é pensar acima de tudo, uma promoção e reflexão sobre a vida, conscientizar as pessoas que não só em setembro, mas durante o ano todo tem pessoas que olham por elas. E também que elas podem procurar ajuda, que há um caminho onde elas podem achar referência.”, afirmou.

A ideia era abordar as pessoas para explicarem o Setembro Amarelo e refletirem. “Achamos histórias de pessoas que já passaram por isso, que já tentaram tirar a própria vida. A abordagem de hoje é mostrar que existem pessoas pensando sobre suicídio e fazer outras pessoas pensarem sobre a prevenção.”, completou Lucas.

Para o aposentado, Jair Camargo, a prevenção é a melhor coisa que existe, quando você se previne, está protegido. “Tudo isso é muito bom, agora vou levar as informações para outras pessoas, quando o projeto é bom temos que levar adiante”.






Newsletter UNICEP
Deixe seu email e receba nossas novidades »