CENTRAL DE NOTÍCIAS

10/10/2017

Docente colombiana realiza ação de prevenção ao câncer de colo de útero

O curso de Enfermagem realizou no dia 6 de outubro, durante todo o dia, a campanha de prevenção do câncer do colo de útero, realizando atendimentos à população no próprio Ambulatório Primeiros Socorros da UNICEP, através de metodologias desenvolvidas pelo estudante de Engenharia de Computação da instituição, Ramon Adrian Salinas Franco, doutorando da UNICAMP.

A ação, que também faz parte do Outubro Rosa, contou com o trabalho da docente da FUCS - Fundación Universitaria de Ciências de la Salud, da Colômbia, Jannette Leon Enciso, que coletou as lâminas de exame de Papanicolau entregando os resultados no mesmo dia e gratuitamente. Ao todo, foram aproximadamente 20 coletas.

Durante a noite, a docente colombiana ministrou uma palestra sobre o tema aos estudantes do curso e explicou sobre o procedimento realizado na instituição. “Agilizamos um pouco mais o processo de coleta de exames do que no sistema de saúde convencional e os estudantes puderam entender a importância do Papanicolau na prevenção. Sem contar que fará parte da rotina deles como enfermeiros”, falou Jannette.

Para a docente do curso, Úrsula Westin, a campanha não atingiu só os estudantes que puderam aprender muito com a profissional, “mas também as mulheres de fora que tiveram o apoio da UNICEP na prevenção do diagnóstico de câncer de colo de útero”.

Newsletter UNICEP
Deixe seu email e receba nossas novidades »