CENTRAL DE NOTÍCIAS

19/10/2017

Estudantes da Pedagogia participam de prova prática com crianças

Os alunos do segundo semestre do curso de Pedagogia da UNICEP participaram, nesta terça-feira (17/10), de uma atividade prática em sala de aula realizando testes com brincadeiras e exercícios lúdicos em crianças de quatro a dez anos que estavam acompanhadas de seus responsáveis.

O objetivo da atividade foi aplicar as provas Piagetianas, segundo o método clínico, explorando as capacidades cognitivas e os estágios de desenvolvimento que correspondem à idade cronológica delas.

Segundo a docente do curso, Ana Claudia Figueiredo Rebolho, que aplicou as atividades, dentre os métodos utilizados foram encontrados: Conservação de Massa; Conservação das Quantidades; e Inclusão de Classe. “Pretendemos, com essa atividade, mostrar aos estudantes a relação entre teoria e prática, chegando à conclusão sobre o comportamento das crianças perante o decorrer das provas. Dessa forma os alunos compreenderam o processo que gerou as respostas dadas pelas crianças”, falou a docente.

Nesse sentido, concluiu-se que o desenvolvimento cognitivo se dá em determinadas condições, e que essas podem favorecer ou não o amadurecimento da criança, ressaltando a subjetividade e as características delas, não produzindo generalizações que poderiam resultar em um equívoco. “Elas oferecem respostas correspondentes aos seus esquemas cognitivos e, portanto, estágios de desenvolvimento”, explicou.

Newsletter UNICEP
Deixe seu email e receba nossas novidades »