CENTRAL DE NOTÍCIAS

25/10/2017

Outubro rosa também foi tema na Medicina Veterinária da UNICEP

Dando continuidade às atividades do Outubro Rosa na UNICEP, o curso de Medicina Veterinária, realizou no dia 17 de outubro a palestra “Tumores de mama em cadelas e gatas” para os estudantes do curso, e no dia 22 de outubro, os alunos participaram do evento Pet Day do Shopping Iguatemi São Carlos.

Segundo a Dr.ª Erika Maria Terra, docente da instituição e responsável pela palestra “Tumores de mama em cadelas e gatas”, a profissão do médico veterinário ainda é tida em sua essência como generalista, no entanto a veterinária têm evoluído substancialmente nos últimos anos, principalmente no que diz respeito ao surgimento das especialidades.

“Neste mesmo contexto, outra consequência da evolução da medicina veterinária é a melhoria dos métodos diagnósticos, o que beneficia a qualidade de vida dos nossos animais de estimação e faz com que sua expectativa de vida aumente significativamente. Nós sabemos que com o aumento da expectativa de vida, doenças associadas à idade começam a surgir e o câncer é uma delas.”, explicou Erika.

A simbologia do Outubro Rosa é bem reconhecida para a conscientização da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama em mulheres. “A ideia da palestra foi a de aproveitar esta simbologia para orientar nossos alunos com relação à incidência, prevenção, diagnóstico e tratamento dos tumores de mama na cadela e na gata, contextualizá-los sobre as especialidades veterinárias, em particular a oncologia, e fazer com que eles difundam estes conhecimentos no seu círculo de amigos, entre os familiares e entre os demais colegas de profissão.”, concluiu.

No Iguatemi os estudantes falaram um pouco sobre o assunto com o público do shopping. “Pegando o gancho do outubro rosa passamos essas informações para as proprietárias de cadelas e gatas”, explicou a docente da UNICEP, Dr.ª Maria Carolina Villani Miguel.

E finalizou: “Para os estudantes esse tipo de atividade é muito importante, essa parte de socialização de poder passar as informações, o atendimento aos cães e gatos”.

Newsletter UNICEP
Deixe seu email e receba nossas novidades »