CENTRAL DE NOTÍCIAS

27/10/2017

Conheça: Climatologia aplicada à gestão do território

Inscreva-se no curso de extensão “Climatologia aplicada à gestão do território” da UNICEP. As aulas acontecerão nos dias 11 e 18 de novembro, das 8h às 12h e das 13h às 17h.

Conhecer a dinâmica do clima para adequar a gestão do território (urbano, rural e ambiental) torna-se importante para a melhoria da qualidade ambiental urbana, adaptações no rural para evitar prejuízos e manejo de áreas ambientais visando a preservação/conservação ambiental.

Assim o objetivo do curso é capacitar o aluno para o entendimento do clima e sua repercussão no território urbano, rural e ambiental. Ao término do curso espera-se que o aluno tenha a habilidade de compreender os elementos que compõem a dinâmica climática utilizando-os para a melhor gestão das cidades, do meio rural e do meio ambiente.

O curso é destinado a estudantes, profissionais, gestores públicos e público em geral.

O conteúdo será: As escalas do clima: zonais, regionais, locais e microclimas; Variabilidade e ritmo climático; Os principais sistemas atmosféricos atuantes na América do Sul e Brasil; Clima e gestão do território; Urbanização: Conforto térmico, controle de inundações, qualidade do ar; Agricultura: Noções de Agrometeorologia; Meio ambiente: Clima e gerenciamento de recursos hídricos; Tópico especial: Mudanças Climáticas Globais (variações naturais ou antropogênicas?).

O Prof. Me. Rafael Gotardi Brússolo é o docente responsável pelo curso. Geógrafo (UNESP), Mestre em Geografia (UEL), Doutorando em Ciências da Engenharia Ambiental (EESC/USP). Tem experiência na área de Geociências com ênfase em Climatologia Dinâmica e Gestão do Território.

Informações e Inscrições:
Diretoria de Pós-Graduação e Cursos de Extensão - UNICEP
Rua Miguel Petroni, 5111 – Jardim Centenário – São Carlos – SP – CEP: 13563-470
Telefax: (16) 3362-2111
Telefone direto: (16) 3362-2109
e-mail: posgraduação@unicep.edu.br
Site: www.unicep.edu.br/posgraduacao

Newsletter UNICEP
Deixe seu email e receba nossas novidades »