CENTRAL DE NOTÍCIAS


16/11/2017

Diversidade foi tema discutido no VII Simpósio de Enfermagem



“Diversidade: olhar construtivo na formação e no cuidado do profissional da enfermagem” foi o tema do VII Simpósio de Enfermagem, realizado nos dias 9 e 10 de novembro pela UNICEP.

De acordo com a coordenadora do curso, Prof.ª MSc. Tania Maria Marcondes, o simpósio além de possibilitar a troca de experiências de docentes, discentes, profissionais de saúde, usuários do SUS com expertise, permitiu a explicitação de preconceitos e o início do processo de desconstrução das discriminações nas relações interpessoais.

“Teve também como propósito que os graduandos desenvolvessem uma visão multicultural da saúde, assim como a habilidade de estabelecer um relacionamento profissional terapêutico, culturalmente competente, firmando em uma perspectiva antirracista, antissexista, etc, na implementação do processo de Enfermagem”, afirmou à coordenadora.

“Vivemos atualmente em uma sociedade derivada de composições religiosas, sexuais, pessoais, culturais e de miscigenações variadas, que forma uma população de características multiculturais. Diversos movimentos sociais, nas últimas décadas criaram leis no Brasil visando à promoção da cidadania e das igualdades de direitos sociais para todas as pessoas. No sentido de romper com o ciclo vicioso das ideologias opressivas e discriminatórias no ensino dos profissionais enfermeiros, é que nos propusemos a discutir esse tema de grande impacto.”, finalizou a coordenadora.






Newsletter UNICEP
Deixe seu email e receba nossas novidades »