CENTRAL DE NOTÍCIAS

CIC e CONAPE reúnem cerca de 3 mil pessoas na UNICEP

Na última quinta-feira (30), cerca de três mil pessoas participaram da 19º edição do CIC, Congresso de Iniciação Científica e 15ª edição do CONAPE, Congresso Nacional de Pesquisadores, da UNICEP. 318 trabalhos foram apresentados ao longo do dia, e além dos estudantes e pesquisadores, estiveram no evento familiares e docentes.

Com objetivo de promover a pesquisa, os congressos incentivam a iniciação cientifica e a continuação dos trabalhos após a graduação. Os congressos permitem a integração de áreas e a discussão de diversos temas.

Segundo a Prof.ª Dr.ª Maria Carolina Villani Miguel, docente da Medicina Veterinária e o Prof. Dr. Fabrício Gonçalves Correa, coordenador de Medicina Veterinária o CIC é importante porque complementa o que é passado dentro de sala de aula e compõe a tríade – ensino, pesquisa e extensão. “O CIC complementa o conteúdo teórico e prático ministrado em sala de aula e no hospital, incentivando a pesquisa. Por exemplo, os estudantes veem um caso de patologia no hospital, estudam a teoria na instituição e isso induz ele a fazer a investigação em cima do conteúdo, resultando em um trabalho.”.

A estudante de Nutrição da UNICEP, Gabriela Mansano Carbinatto, recebeu menção honrosa no trabalho “Terapia Nutricional na Enxaqueca e Alimentos Desencadeados”, orientado pela docente, Prof.ª Dr.ª Angélica de Moraes Manço Rubiatti, que foi quem a incentivou à participar. “Eu amei ganhar, vou colocar isso no meu currículo porque é muito importante profissionalmente”, comemorou Gabriela.

Além dos estudantes da UNICEP, mais 17 instituições de ensino participaram dos congressos, isso demonstra a grandiosidade do evento.

TRABALHOS PREMIADOS

1º lugar – “Estudo do Comportamento Metabólico das Musculaturas Periférica e Respiratória Durante um Teste de Resistência Muscular Respiratória Incremental” (UFSCar)
Autor: Étore de Favari Signini
Coautor: Raphael Martins de Abreu, Camila Akemi Sakaguchi, Cláudio Donisete da Silva