CENTRAL DE NOTÍCIAS

02/03/2018

Arquitetura realiza Semana do Calouro com aula inaugural

Para dar boas-vindas e integrar os novos estudantes, o curso de Arquitetura e Urbanismo da UNICEP realizou, de 26 de fevereiro a 2 de março, a Semana do Calouro, com palestras proferidas por renomes da área da região e do estado, no bloco B6.

Na terça- feira (27), o palestrante e arquiteto, Paulo Teixeira, falou sobre “Arquitetura e suas Representações Digitais”. “O enfoque da minha atividade profissional é acadêmica, pois trabalho em outras duas universidade e minha pesquisa está centrada nas novas linguagens digitais para a arquitetura. Um assunto importante que tem transformado o ensino de arquitetura. O digital traz novas ferramentas que agilizam o processo de criação, de execução do projeto e de comunicação com os clientes e várias disciplinas que são estudadas de maneira tradicionais, hoje se potencializam na medida que novos softwares surgem.”, explicou Paulo.

É importante que os iniciantes já percebam que o software vai estar no cotidiano deles, “para que de cara eles já peçam ‘pro papai noel’ um laptop, se ainda não possuírem, que guardem um dinheiro, pois é uma ferramenta importante durante todo o curso, e claro, uma importante ferramenta profissional”, afirmou Paulo e continuou: “Os softwares e os computadores já estão na nossa vida, mas na vida acadêmica é importante que desde o começo eles passem a fazer parte do cotidiano, pois os estudantes estarão de frente para um prancheta tradicional e uma prancheta eletrônica”.

Paulo deixou uma dica para os estudantes: “Que eles respeitem e convivam com as dúvidas. A dúvida é um grande motivador do processo de investigação, do processo de conhecimento, dúvida causa angústia, mas é importante saber conviver com elas, pois elas nos levam para outros lugares.

Na quarta-feira, os docentes da UNICEP, Itamiro Nogueira e Adriana Freyberger realizaram uma atividade integrada e, na quinta-feira, foi a vez da aula inaugural com o conceituado arquiteto Marco Artigas, que falou sobre “Arquitetura, Educação, Política, Cultura e Memórias”. “Abordei com eles, um pouco sobre a minha convivência com outros profissionais, sobre a minha carreira e as memórias do meu avô Vilanova Artigas. Pra mim, foi uma honra ministrar uma aula inaugural e servir de motivação aos alunos, além de ter sido ótimo vir para São Carlos, onde já tive diversos amigos”, falou.

Marcos Artigas é neto do renomado João Batista Vilanova Artigas, arquiteto brasileiro cuja obra é associada ao movimento arquitetônico conhecido como Escola paulista e, hoje, Marco ministra o curso livre “Arquitetura Paulistana”, é vice-presidente do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB- SP) e trabalha em escritório próprio, o Estúdio Artigas.

A semana do calouro se encerrará hoje, sexta-feira, com confraternização.

Newsletter UNICEP
Deixe seu email e receba nossas novidades »