CENTRAL DE NOTÍCIAS

06/03/2018

Efeitos Psicológicos na Dependência de Internet é tema de estudo na UNICEP

Afim de incentivar a pesquisa na instituição, a UNICEP auxilia os estudantes a buscarem bolsas de iniciação cientifica para desenvolverem trabalhos em suas áreas de atuação. Assim, a estudante de Psicologia da UNICEP, Camila de Oliveira Alves, orientada pela docente Angela Bernardo de Lorena, está desenvolvendo a pesquisa “Efeitos Psicológicos e comportamentais na Dependência de Internet”, com bolsa PIBIC- CNPq.

Segundo a estudante, a ideia do tema surgiu após ela ler o livro “Psicologia do Cotidiano: Como vivemos, pensamos e nos relacionamos hoje”, do doutor Cristiano Nabuco de Abreu, psicólogo e professor do Instituto de Psiquiatria da Universidade de São Paulo. “Este livro apresenta sete capítulos sobre a era digital, a nossa relação com a tecnologia, o uso compulsivo das redes sociais e o isolamento social em relação a este tema. Foi dessa forma que a ideia sobre o tema da pesquisa surgiu, pensando exatamente nessa era digital e como estamos nos comportando diante de tanta tecnologia e os prejuízos desses comportamentos.”, contou.

Esta área é muito importante, pois trata-se de uma nova psicopatologia assim, os estudos são muito importantes para alertar as pessoas sobre os prejuízos do uso excessivo da internet. Para não ser dependente, é preciso moderar o uso da internet e dosar a quantidades de horas.

“Essa seria uma das dependências mais difíceis de ser tratada, pois refere-se a uma ‘droga necessária’ para viver, não se pode tirá-la do contexto das pessoas, o que podemos e devemos fazer, é dosar o seu uso e pensar para que fins estamos usando-a. E devemos assim, lembrar que essa dependência traz prejuízos sociais, profissionais, acadêmicos, financeiros, psicológicos e fisiológicos, além disso, podem desencadear comorbidades.”, explicou Camila.

A UNICEP procura auxiliar e orientar os estudantes para estimular que estes entrem no universo da pesquisa, além das informações, os cursos têm disciplinas que auxiliam na escrita do projeto. “No curso de Psicologia tive matérias que me ajudaram a escrever o projeto, o qual foi submetido ao PIBIC. Os levantamentos de dados da minha pesquisa são realizados no Serviço Escola de Psicologia da UNICEP”.

“O objetivo desta pesquisa é proporcionar uma visão abrangente dos efeitos colaterais da dependência de internet e de possíveis comorbidades. A pesquisa ainda está em andamento, porém já obtivemos alguns resultamos. Dos 15 participantes da pesquisa, apenas dois não se consideram dependentes de internet, o restante se considera. Desta forma, podemos observar que muitas pessoas já se incomodam com o tempo que passam na internet.”, afirmou a estudante e explicou: “Esta é uma psicopatologia considerada uma dependência não química, na qual o indivíduo apresenta dificuldade de controle do tempo de uso da internet, não conseguindo, portanto, desvincular-se da rede”.

Newsletter UNICEP
Deixe seu email e receba nossas novidades »