CENTRAL DE NOTÍCIAS

16/04/2018

Egressa da Arquitetura e Urbanismo da UNICEP é bolsista destaque da Capes

A egressa do curso de Arquitetura e Urbanismo da UNICEP, em 2014, Jessica Aline Tardivo, foi bolsista destaque da Capes do mês de março.

Jessica tem uma primeira graduação em Artes, por esse motivo realizou mestrado na área de Educação concomitante ao curso de arquitetura. Hoje, é Doutoranda em História da Arquitetura e Urbanismo.

“Sempre me interessei pela pesquisa acadêmica, especificamente as temáticas de teoria e história da arquitetura. No decorrer do curso de arquitetura, tive a possibilidade de desenvolver artigos, resultantes dos trabalhos realizados nas disciplinas oferecidas. Participei de congressos, simpósios, intercâmbio internacional na cidade do Porto, em Portugal, e assim fui descobrindo meu caminho.”, contou Jessica e explicou: “Tanto para o processo de mestrado quanto o doutorado, eu tive auxílio dos professores da UNICEP para desenvolver o projeto e preparar-me para a prova de seleção”.

Atualmente, a egressa da Arquitetura desenvolve sua pesquisa com financiamento da CAPES, na área de Patrimônio e Mídias Digitais, no grupo de pesquisas Nomads.usp do Instituto de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo, sob a orientação da Prof.ª Dr.ª Anja Pratschke. “O objetivo principal do meu trabalho é estudar possibilidades educativas que mediadas por recursos digitais, facilitem a aproximação dos indivíduos com o patrimônio cultural da cidade. Os exercícios e ações educativas estão sendo realizados em campo na cidade de Brotas.”, contou Jessica.

De acordo com a Arquiteta: “Em tempo de crises políticas e econômicas, como a que estamos atravessando no país, os discursos sobre a Cultura e o Patrimônio, muitas vezes, são deixados em segundo plano, deste modo, procuro com meu trabalho, abordar os moradores em dois momentos, o primeiro discutindo a importância e o valor da cidade e o segundo trabalhando a percepção, ou seja, o modo de olhar o lugar. Como resultado da tese, espero construir um método de leitura da cidade que possa potencializar a construção de pensamentos críticos em relação à preservação.”

E concluiu: “Ser aluno da UNICEP, estar em contato com os docentes que são pesquisadores e profissionais ativos em sua área, facilitou o meu desenvolvimento enquanto profissional, principalmente, pela ótima relação que a faculdade possui com a USP e a UFSCAR. De tal modo, podemos utilizar laboratórios e bibliotecas diferenciadas.

Espero que os alunos ingressantes e em curso consigam aproveitar ao máximo o conhecimento de cada docente e as oportunidades que vão surgindo no decorrer da graduação. Apoiem-se sempre, em seus colegas de curso, porque o processo de aprendizagem em arquitetura é um sistema colaborativo e de trocas. Como profissional, futuramente, é possível seguir várias linhas de pesquisa, que abrangem desde todas especificidades do projeto, até questões sociais e políticas da cidade.”.

Site da pesquisa:http://www.nomads.usp.br/pesquisas/preservacaocomosistema/

Reportagem da Capes: http://www.capes.gov.br/sala-de-imprensa/noticias/8802-bolsista-da-capes-realiza-rkshop-com-alunos-do-ensino-fundamental

Newsletter UNICEP
Deixe seu email e receba nossas novidades »