CENTRAL DE NOTÍCIAS


27/04/2018

Ski Cross Country Paralímpico no simpósio “O Sol nasceu para todos”



No dia 05 de maio, sábado, o simpósio “O Sol nasceu para todos - Uma abordagem multidisciplinar sobre as pessoas com deficiência e a sociedade”, realizará a atividade “Ski Cross Country Paralímpico”, na Sede de Campo do São Carlos Clube, a entrada é livre à comunidade, e o evento acontecerá das 9h às 11h40.

A vivência trará o skicross country paralímpico com o rollerski, esqui com rodinhas que simula a técnica do esqui cross country no asfalto. Serão utilizados o sit-ski para atletas que competem na posição sentado. Após a demonstração, acontecerá um bate papo com o atleta paralímpico Cristian Westemaier Ribera, 6º colocado nos Jogos Paralímpicos de PyeongChang 2018.

A Confederação Brasileira de Desportos na Neve, CBDN, é a entidade que desenvolve os esportes olímpicos e paralímpicos na neve no Brasil e administra as equipes de alto rendimento. Recentemente, três atletas participaram dos Jogos Paralímpicos de PyeongChang na Coréia, sendo dois deles no skicross country, na categoria sitting. Um deles é Cristian Westemaier Ribera, de apenas 15 anos, que obteve a 6ª colocação, feito inédito, entre 36 atletas de altíssimo nível, marcando o melhor resultado do Brasil na história dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Inverno.

Esse ano, a CBDN está iniciando três novos núcleos de prática do cross country paralímpico, sendo um em São Carlos em parceria com o PROAFA/UFSCar, outro em Jundiaí, em parceria com o PEAMA e outro em Santos, em pareceria com a Associação Paradesportiva de Santos (Fastwheels). “Eu coordeno o programa paralímpico de inverno na CBDN e além do Cristian, o Prof. Msc. Taylor Brian, Mestre em Educação Especial pela UFSCar, também estará presente, contribuindo na vivência”, contou Leandro Ribela e completou: “Parabéns pelo trabalho e iniciativa de vocês, muito obrigado pelo convite. Será um prazer levar um pouquinho dos esportes na neve para o Simpósio.”.

Membros da equipe:

LEANDRO RIBELA
Atleta Olímpico de Ski Cross Country em Vancouver 2010 e Sochi 2014; Treinador de Ski nos Jogos Olímpicos de PyeongChang 2018 e Jogos Paralímpicos de Sochi 2014 e Pyeonchang 2018; Coordenador do programa olímpico e paralímpico de Ski Cross Country na CBDN; Idealizador e presidente (voluntário) da ONG Ski na Rua; Árbitro Internacional de Biathlon – International Biathlon Union (IBU); Membro do comitê de rollerski da FIS – Federação Internacional de Ski; Membro dos comitês de desenvolvimento da FIS e IBU; Instrutor de Ski nos EUA durante cinco temporadas de inverno – PSIA nível 2.

TAYLOR BRIAN
Professor Licenciado em Educação Física UESC/Ilhéus; Mestre em Educação Especial UFSCar/São Carlos; Técnico da equipe de Handebol em Cadeira de Rodas UFSCar/São Carlos; Professor do Núcleo de Ski Cross Country Paralímpico/São Carlos; Árbitro de Triathlon e Paratriathlon - Confederação Brasileira de Triathlon (CBTri)

CRISTIAN WESTEMAYER RIBERA
Atleta Paralímpico de Ski Cross Country em PyeongChang 2018; Atleta de Natação e Atletismo nos jogos Paralímpicos Escolares em São Paulo 2017; Atleta mais jovem dos jogos Paralímpicos em PyeongChang 2018; 6º lugar na prova de 15km do Ski Cross Country; Melhor resultado do Brasil em Jogos de Inverno Olímpico e Paralímpico; Melhor resultado de um sul-americano em Jogos Paralímpicos de Inverno; 18º no Ranking mundial do Ski Cross Country Paralímpico; 7º no Ranking da Copa do Mundo 2017/2018.

Texto: Ana Lívia Schiavone, Assessora de Imprensa UNICEP






Newsletter UNICEP
Deixe seu email e receba nossas novidades »