CENTRAL DE NOTÍCIAS


10/05/2018

Egresso da Administração da UNICEP ganhou bolsa de pós-graduação



Antonio Lourenço de Sousa Junior, ex-aluno em 2013 do curso de Administração, se cadastrou no novo ambiente do egresso da UNICEP e foi contemplado com uma bolsa de 100% de pós-graduação.

“Foi uma surpresa e tanto. Quando recebi um e-mail da UNICEP solicitando a atualização cadastral de alunos egressos, prontamente realizei o procedimento no portal e soube que haveria o sorteio de uma bolsa de pós-graduação. Como não tenho muita sorte neste tipo de coisa, nem passava pela minha cabeça que, desta vez, seria eu o contemplado. Mas, fiquei muito feliz, inclusive pelo fato de já estar vislumbrando a ideia de me especializar.”, comemorou o felizardo.

Antonio ainda não escolheu o curso que irá fazer, mas tem algumas opções: Gestão de Negócios, Finanças e Controladoria; Gestão de Negócios e Estratégia Empresarial; e, Gestão de Negócios e Gerenciamento de Projetos.

E contou que: “Desde pequeno, mesmo sem conhecer muito sobre a profissão, a administração sempre foi uma possibilidade para mim. A meu ver, planejar, organizar, liderar e controlar, são conceitos que estão presentes em todas as relações humanas, sejam elas de trabalho ou não. A administração está presente em tudo, tanto direta quanto indiretamente, seja na organização simples de itens domésticos, por exemplo, na coordenação de uma equipe, na gestão dos recursos de uma organização, no desenvolvimento de técnicas educacionais, no planejamento de um país, etc. Sempre tive a certeza de que era uma profissão de possibilidades extremamente versáteis, por dar condições de atuar em diversas áreas, ou mesmo, na gestão de um negócio próprio. Além de ter bons olhos para o curso por tal versatilidade, sempre tive interesse pelo mundo corporativo, ainda que não tivesse proximidade com o mesmo e, muita curiosidade em compreender como as empresas funcionavam, como era possível gerir a complexidade das informações, criar procedimentos, normas, e entregar um ‘produto’ final sem os resquícios dos processos.”.

O curso sanou boa parte das dúvidas que o então estudante tinha: “Não todas, obviamente, pois durante o percurso profissional, com mudanças e dificuldades, novas dúvidas surgiram e surgirão e, servirão de combustível para um dos objetivos principais da administração: Solucionar problemas ou transformá-los em oportunidade. Mas, de um modo geral, tive um ótimo embasamento teórico através da interação com o corpo docente e a diversidade de disciplinas propostas na grade curricular. Foi de extrema importância conhecer as teorias primárias, verificar o seu desenvolvimento, o surgimento de novas teorias e estudos e, não menos importante, identificar a perpetuação dessa herança na administração contemporânea, ainda que modificada em prol do aprimoramento.”.

“Acredito que a instituição, enquanto detentora de um rol importantíssimo de conhecimento e responsável pela disseminação do mesmo, é sempre importante. Quanto a isto, a UNICEP me proporcionou mergulhar no mundo do conhecimento e extrair o que há de melhor, não só para minha formação profissional, mas também em minha formação enquanto cidadão, isto é, o ambiente proposto pela instituição, emergiu-me na interação com tecnologia, diversidade e conteúdo em um único local.”, explicou o administrador.

Aos 17 anos, Antonio iniciou o curso de graduação e a sua carreira profissional em uma empresa de médio porte de São Carlos. “Inicialmente, fui contratado para a realização de atividades de rotina de escritório, com o passar do tempo, passei a dominar outras atividades de maior complexidade, assumi novas responsabilidades e passei a exercer funções mais específicas, o que me elevou ao cargo de assistente administrativo. Hoje, ainda atuo na mesma empresa, e ocupo o cargo de analista administrativo financeiro, focado em faturamento e contas a receber.”, contou e explicou: “tive a oportunidade de participar ativamente do processo de reestruturação da empresa, através do acompanhamento de ferramentas de consultoria baseada em PDCA. Então, além de desenvolver minhas funções pontuais, em paralelo, participo de projetos de gestão. Porém, tenho planos futuros para uma atuação administrativa mais direta em empresas de grande porte, nos grandes centros.”.

“Para quem planeja ingressar ou já ingressou no curso de Administração, antecipo meus parabéns pela escolha. Você está prestes a mergulhar em um mundo de conhecimento organizado, repleto de desafios e entendimento sobre o funcionamento de muita coisa, do micro ao macro. Você vai aprender a enxergar as oportunidades ao invés de apenas vê-las e tirar proveito desta competência a seu favor ou a favor da empresa em que atua. Além de ter a vantagem de poder empreender com eficácia e eficiência, atuar em uma infinidade de setores e contribuir para o desenvolvimento das relações organizacionais. O curso de Administração vale muito a pena, porque a administração move o mundo!”, concluiu Antonio.

Conheça o novo ambiente do egresso!






Newsletter UNICEP
Deixe seu email e receba nossas novidades »