CENTRAL DE NOTÍCIAS


22/05/2018

Mais de 300 estudantes participaram do 5º Simpovet da UNICEP



Mais um ano, a UNICEP realizou o Simpósio de Medicina Veterinária, o Simpovet, que chegou na sua quinta edição com palestras promovidas por profissionais de diferentes áreas da veterinária da região.

O evento aconteceu de 14 a 18 de maio, no Hotel Nacional Inn, em São Carlos, e reuniu mais de 300 estudantes e curiosos da área.

Um dos palestrantes, o médico veterinário de grandes animais e docente do Centro Universitário Barão de Mauá, Samuel S. Sousa, falou sobre um importante assunto que atinge uma grande porcentagem dos equinos, o “Atendimento emergencial à cólica”. Segundo ele, trata-se de uma síndrome do trato gastrointestinal e a afecção mais comum que ocorre nos cavalos e, para os estudantes, eles têm que estar sempre atualizados sobre esse conceito para a sua formação acadêmica, principalmente para os que vão seguir essa área. “Com essa palestra, muitas dúvidas foram esclarecidas a eles e exemplos clínicos foram mostrados para exemplificar os casos”, falou o profissional.

Com o tema “Dor e reabilitação animal com ozonioterapia”, a médica veterinária, Roberta Basile, deixou uma mensagem aos estudantes: “Eles têm que se especializar e seguir uma linha de trabalho para poderem oferecer serviços diferenciados”, esclareceu, explicando sobre a sua palestra. “A técnica de ozonioterepia já é muito utilizada na medicina e hoje está sendo aplicada na veterinária, tanto para pequenos e grandes animais. Então, trouxe o tema para animar, àqueles que querem conhecer mais sobre essa área de reabilitação”, disse.

Também foram apresentados aos estudantes, os temas: “A radioterapia no tratamento oncológico de cães e gatos”, com a Dr.ª Natália Cruz, Pet Care; “Abordagem do paciente crítico”, com o Esp. Afonso Minato, M.V. autônomo; “Estudo de campo com felinos selvagens”, com o Msc. Marcela F. D. Moraes, FCAV/UNESP Jaboticabal; “Linguagem corporal para avaliar dor em equinos: o que precisamos saber?”, com o Msc. Pedro Henrique Esteves Trindade, FMVZ/UNESP Botucatu; “Diabetes em felinos”, com o Esp. Cristiane Reis, PetHormone; “Manejo bovinocultura de leite”, Embrapa Pecuária Sudeste e “Compreendendo as emergências em oftalmologia veterinária”, com o Dr. Juan Pablo Duque Ortiz, Visão Animal-Centro Oftalmológico Veterinário.

Texto: Andrea Vergamini de Castro






Newsletter UNICEP
Deixe seu email e receba nossas novidades »