CENTRAL DE NOTÍCIAS


28/05/2018

Culpado! O réu do Júri Simulado da UNICEP pegou 13 anos e 6 meses de prisão!



No último sábado (26/05), aconteceu o Júri Simulado do curso de Direito da UNICEP que une estudantes de todos os períodos em um tribunal do júri para julgar uma sentença. Esse ano o réu foi acusado de matar a esposa.

De acordo com o juiz, Marcelo Fila Pecenin, estudante do último ano do curso: “foi uma acusação movida pelo Ministério Público contra o réu Carlos, pelo crime descrito no artigo 121, parágrafo 2º, incisos 3º, 4º e 6º, do código penal, que é o homicídio qualificado, com uso de fogo, mediante recurso que tornou difícil ou impulsivo a defesa da vítima em razão dela preencher a condição feminina”.

O Júri Simulado é conduzido principalmente, por estudantes do último ano do curso que ocupam os papéis de juiz, promotor, testemunhas, advogados, oficial de justiça, escrevente, testemunhas e réu. Os estudantes do primeiro ano ocupam os papéis de jurados. E os demais estudantes participam da plateia. Esse ano, também, prestigiaram a atividade egressos do curso.

A preparação para a atividade é grande e intensa para que os estudantes saibam os procedimentos e as atribuições dos personagens. Eles têm a oportunidade de colocar em prática o que aprendem em disciplinas como Direito Penal e Processo Penal, além de poderem treinar a oratória e a argumentação oral, o que os torna profissionais mais preparados para o mercado.

De acordo com Giuliano Leal, docente do curso e responsável pela organização do júri, essa atividade acadêmica é muito importante. Embora seja uma atividade simulada, os alunos atuam efetivamente: “É uma simulação da realidade para que eles possam ter noção do que vão enfrentar quando saírem da faculdade”.

Na ocasião, após ouvir inúmeras testemunhas, a defesa e a acusação, o júri determinou a sentença do réu que foi considerado culpado e pegou 13 anos e 6 meses de prisão.

Para conferir outras atividades do curso, fotos e conhecer melhor o curso acesse.

Texto: Ana Lívia Schiavone, Assessora de Imprensa UNICEP






Newsletter UNICEP
Deixe seu email e receba nossas novidades »