CENTRAL DE NOTÍCIAS


19/06/2018

Mercado de trabalho e outros temas foram apresentados na UNICEP



Cuidar de pessoas, estar junto a elas e gerenciar os processos relacionados à gestão do quadro de funcionários de uma empresa são os principais objetivos de um profissional de Recursos Humanos. Mas, com tamanhas evoluções e velocidade da tecnologia, muitas mudanças têm que acontecer dentro da profissão.

Pensando, então, em reunir profissionais de grandes empresas da região para atualizar os estudantes acerca desta profissão, o curso de Gestão de RH da UNICEP promoveu, de 11 a 13 de junho, o 4º Simpósio dos Profissionais e Executivos em Gestão de Pessoas da UNICEP que teve como objetivo discutir amplamente, os temas relevantes para a formação dos estudantes, divulgados pela mídia atual.

Responsável pelo departamento de Desenvolvimento Humano da Serasa Experian, São Carlos, empresa responsável pela maior base de dados da América Latina, Ana Carolina Coelho abriu o simpósio abordando “O Futuro do Trabalho: o olhar do gestor de pessoas da Serasa Experian”. “Falei sobre o que está acontecendo no mundo para os estudantes poderem ter uma perspectiva de carreira, que hoje, não é mais como anos atrás. Hoje, por exemplo, as pessoas estão querendo mais empreender do que estar dentro de uma empresa. Então, falamos sobre essas mudanças de quebra de paradigmas e do leque de oportunidades que uma carreira abre”, disse a profissional, explicando também quais as competências atuais de quem está se inserindo no mercado de trabalho e os tipos de empresas que estão surgindo. “Por isso, vejo a importância deste simpósio e de disseminar o conhecimento também na área acadêmica”, falou.

Ainda, no primeiro dia do simpósio, foi abordado o tema “Os desafios e oportunidades da área de Recursos Humanos, ministrado pelo gerente de Recursos Humanos da Volkswagen do Brasil, Mário Celso Marcondes, profissional da empresa há 28 anos. “Eu trouxe um pouco da minha experiência que, com certeza, fez eu me identificar com os estudantes, pois para montar a minha apresentação eu me espelhei neles. Reforcei também que as oportunidades estão ao nosso redor e temos que saber identificá-las, e, então, fiz uma brincadeira através de uma dinâmica para eles identificarem como não perder oportunidades, além de explicar, logicamente, o que é recursos humanos”, finalizou.

Além desses temas, foi falado também sobre “Auto desenvolvimento – O protagonismo no ambiente corporativo”, com a analista de RH do Grupo Segurador Banco do Brasil e MAPFRE, Bruna F. Siqueira; “Inovação e Tecnologia aplicadas ao RH”, com o supervisor de RH da Globoaves, Eder Pedrozo e “Megatendências: tendências comportamentais e de negócios”, com o diretor da Tecnomotor, Lorenzo Picolli.

Texto: Andrea Vergamini de Castro






Newsletter UNICEP
Deixe seu email e receba nossas novidades »