A elevada carga tributária média a que estão submetidas as empresas no Brasil e o grande volume de obrigações fiscais acessórias, além da frequência com que é alterada a legislação, são fatores que representam enorme dificuldade para as organizações, tanto em relação às suas operações do dia a dia quanto ao seu planejamento de médio e longo prazo.

Diante desse quadro, o MBA em Gestão de Tributos visa proporcionar ao participante tanto uma visão teórico-legal dos tributos a que estão submetidas as empresas, nas mais diversas atividades, quanto uma visão prática, com foco no fato gerador, na base de cálculo e nas alíquotas dos principais tributos, em nível federal, estadual e dos municípios. O curso dá ênfase, ainda, às questões gerenciais relacionadas ao planejamento tributário, aos controles internos e ao peso dos tributos no custo e na formação de preços de produtos e serviços.

Profissionais envolvidos com a área jurídico-tributária, tais como Contadores, Administradores, Economistas, Advogados e Engenheiros, entre outros, muito poderão se beneficiar deste MBA, pois não se trata de um curso teórico. Ao contrário, as aulas são ministradas por Auditores Fiscais Federais e da Fazenda Estadual, Auditores Independentes e Especialistas de mercado com vasta experiência na área fiscal. Portanto, este MBA em Gestão de Tributos possui um caráter eminentemente aplicado.

Prof. Osvaldo M Freixo


Público alvo:

Executivos, contadores, administradores, economistas, advogados, engenheiros e demais profissionais envolvidos com a área jurídico-tributária, de finanças, orçamento, controladoria e gestão empresarial.

O Curso:

Visa proporcionar ao participante tanto uma visão teórico-legal dos tributos a que estão submetidas as empresas, nas mais diversas atividades, quanto uma visão prática, enfocando o fato gerador, a base de cálculo e as alíquotas dos principais tributos, tanto em nível federal quando estadual e dos municípios. O programa do curso dá ênfase ainda às questões gerenciais relacionadas aos controles internos de tributos, às obrigações acessórias e à influência dos tributos no custo e na formação de preços de produtos e serviços e, consequentemente, nos resultados econômico-financeiros das organizações.

Módulos do Curso:

Noções de Direito Tributário
IRPJ (Imposto de Renda da Pessoa Jurídica), CSLL (Contribuição Social sobre o Lucro Líquido) e Simples Nacional
PIS/Cofins (Programa de Integração Social e Contribuição para Financiamento da Seguridade Social) e IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados)
ICMS (Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços) e ISSQN (Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza)
Contribuições Previdênciárias (INSS), Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) e e-Social
Normas Internacionais de Contabilidade (IFRS) e Ajustes da Legislação Fiscal
Imposto de Renda da Pessoa Física
Imposto Territorial Rural (ITR), Impostos sobre o Comércio Exterior (II e IE) e Imposto sobre Operações Financeiras (IOF)
Sistema Público de Escrituração Digital (Nota Fiscal Eletrônica, Sped Fiscal e Sped Contábil)
Auditoria Fiscal Interna
Planejamento Tributário e Benefícios Fiscais
Análise de Tributos na Formação de Preços de Produtos e Serviços
Metodologia do Trabalho Científico (TCC)

Obs: As disciplinas poderão ter nomenclatura ou ordem alterada e/ou serem substituídas, a critério da coordenação acadêmica durante o curso. A integração de todas as disciplinas será obtida especialmente através do TCC, das discussões em sala de aula e dos estudos complementares (pesquisa e reflexão) extraclasse.

Metodologia:

O curso é presencial, pois valorizamos a socialização dos conhecimentos e os contatos pessoais, a interação com o facilitador e demais colegas, indispensáveis para a melhor formação dos participantes. No entanto, a UNICEP reserva-se o direito de oferecer até 20% da carga horária do curso sob a forma não presencial, mediante supervisão docente.

Vagas:

40 (quarenta) vagas

Corpo Docente:

Altamente qualificado e com ampla experiência. Professores de Universidades Públicas e Particulares, Mestres e Doutores, Especialistas e profissionais da área em atividade no mercado de trabalho, especialmente auditores federais da Receita Federal do Brasil e da Fazenda Estadual de São Paulo.

Coordenação Acadêmica:

Prof. Dr. Osvaldo Magno Freixo- Engenheiro e Mestre pela Escola de Engenharia de São Carlos – EESC/USP, Contador pelo Centro Universitário Central Paulista - UNICEP e Doutor em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar. É professor há 28 anos, foi docente da UFSCar, leciona Contabilidade, Custos, Administração Financeira e Atuária em cursos de graduação e pós-graduação na UNICEP e na EESC/USP, foi Auditor da Previdência Social e hoje ocupa o cargo de Auditor Fiscal da Receita Federal do Brasil, do Ministério da Fazenda.

Investimentos:

Presencial - 18 meses - 24x R$510,00


« VOLTAR