Público alvo:

Profissionais de nível superior, atuantes no setor público ou privado, que tenham interesse no tema, graduados nas áreas de Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Civil, Engenharia Ambiental, Administração, Economia, Direito e demais áreas afins.


O Curso:

Com abordagem multidisciplinar, o curso objetiva capacitar e atualizar profissionais para o exercício de atividades administrativas e de planejamento em cidades de pequeno e médio porte; apresentar e discutir conteúdos relativos aos instrumentos de gestão urbana; proporcionar uma visão gerencial da cidade associada ao desenvolvimento da infraestrutura urbana, à sustentabilidade ambiental e à preservação de sua identidade e particularidades; fornecer referenciais teórico-metodológicos nas áreas relativas a planejamento urbano, projetos urbanísticos, gestão ambiental, habitação de interesse social e gestão do patrimônio cultural dos municípios. Além disso, é também objetivo do curso formar docentes para atuarem no ensino superior.


Módulos do Curso:

Módulo 1
Urbanismo e Planejamento Urbano no Brasil

Aspectos históricos e teóricos da atividade de planejamento das cidades brasileiras.

Módulo 2
Legislação Urbanística e Ambiental

Análise da legislação atual com enfoque nos aspectos urbanísticos e ambientais, que envolve a organização espacial das cidades brasileiras.

Módulo 3
Cidade e Habitação

Aspectos históricos, teóricos e legais que envolvem a produção habitacional no Brasil.

Módulo 4
O Desenvolvimento da Cidade e a Consolidação de Áreas Centrais

Aspectos históricos, teóricos e legais que envolvem o desenvolvimento urbano e a preservação de áreas centrais no Brasil. Avaliação das políticas públicas em cidades de médio e pequeno porte, possibilidades e perspectivas.

Módulo 5
Infraestrutura Urbana

Aspectos históricos, teóricos e legais que envolvem a produção e organização dos diversos sistemas de infraestrutura nas cidades brasileiras.

Módulo 6
Gestão Ambiental e Sustentabilidade

Aspectos históricos, teóricos e legais que envolvem o debate sobre a sustentabilidade e a gestão ambiental em áreas urbanas no Brasil.

Módulo 7
Estatuto da Cidade e Plano Diretor do Município

Análise teórica dos instrumentos e políticas de gestão urbana a partir do Estatuto da Cidade, como Plano Diretor Municipal, Planejamento Estratégico, Projeto Urbano e Planos Setoriais, Planejamento e Intervenções em Áreas Centrais com Preservação do Patrimônio Cultural, Planejamento e Projeto de Habitação de Interesse Social.

Módulo 8
Participação Social e Gestão

Estudos de casos na aplicação do Estatuto da Cidade e na elaboração de Planos Diretores, envolvendo a organização social, a gestão e desenvolvimento do espaço urbano.

Módulo 9
Gestão habitacional

Estudos de casos na produção de habitações de interesse social: planejamento e construção.

Módulo 10
Gestão do Patrimônio Cultural

Estudos de casos bem sucedidos na implantação de projetos de educação patrimonial, que envolvem a valorização de áreas urbanas centrais.

Módulo 11
Sistemas de Representação e o Georreferenciamento

Ferramentas de Gestão da Qualidade e de Governança Organizacional. Gestão do Conhecimento e Formação de Equipes Estratégicas.

Módulo 12
Administração por Projetos

Planejamento, execução, monitoramento e controle de projetos para gestão de cidades.

Módulo 13
Trabalho de Conclusão de Curso (TCC)

Vagas:

40 (quarenta) vagas


Corpo Docente:

Altamente qualificado e com ampla experiência. Professores de Universidades Públicas e Particulares. Mestres e Doutores, Especialistas e profissionais da área em atividade no mercado de trabalho.

Coordenação Acadêmica:

Profa. Dra. Ana Lúcia Cerávolo- Arquiteta e Urbanista (1995), Mestre (2000) e Doutora (2010) na área de Teoria e História da Arquitetura e do Urbanismo Moderno com ênfase em intervenções e restauro sobre o patrimônio cultural. Possui experiência em gestão de políticas públicas para preservação do patrimônio cultural, tendo coordenado as ações patrimoniais no Município de São Carlos (SP), por mais de dez anos. Coordenou e realizou diversas exposições, publicações culturais e projetos culturais com financiamento público e leis de incentivo fiscal. Atua como docente desde 2011 no Centro Universitário Paulista (UNICEP-São Carlos), onde atualmente coordena o Curso de Arquitetura e Urbanismo. É autora do livro Interpretações do Patrimônio, que reflete sobre a história da restauração no Brasil.


Investimento:

24x R$450,00







« VOLTAR