Objetivos do Curso:

Com a implantação do Curso de Pós-Graduação lato sensu em Traumato-ortopédica Funcional e Desportiva com Ênfase Biomecânica, o UNICEP tem por objetivo possibilitar:

Geral:

Formar especialistas em nível de pós-graduação lato sensu em Traumato-ortopédica Funcional e Desportiva moderna, visando a excelência e a rapidez na resposta do tratamento dos pacientes acometidos destas patologias ao nível tanto preventivo quanto reabilitativo proporcionado a sociedade atendimentos de qualidade.

Específicos:

Oferecer aos alunos a oportunidade de: • Capacitar profissionais provenientes da graduação em Fisioterapia para desenvolver e atualizar o conhecimento ético e crítico baseado na terapia manual para atuar nas patologias traumato-ortopédicas e esportivas melhorando desta forma a rapidez na resposta do tratamento destes pacientes; • Qualificar profissionais Fisioterapeutas para o mercado de trabalho, para suprir a grande demanda de profissionais especializados no mercado de trabalho; • Introduzir conceitos atualizados e embasados cientificamente na prática clínica para que o aluno obtenha sucesso na vida profissional.


Justificativa:

A crescente busca no tratamento TRAUMATO-ORTOPÉDICA FUNCIONAL E DESPORTIVA é uma realidade com base na crescente melhora nos serviços de reabilitação e novos tratamentos tanto na área da prevenção quanto a reabilitação.

Desta forma, capacitar profissionais fisioterapeutas na área da ORTOPEDIA E TRAUMATOLOGIA FUNCIONAL é uma busca constante na Fisioterapia e essa demanda vem de encontro necessidade de busca a excelência no tratamento dos pacientes acometidos das patologias que cumprem a esta área.

Também vale ressaltar que o número de profissionais fisioterapeutas atualmente é de 176.176 segundo atualização do COFFITO demonstrando um mercado em franca necessidade de atualização profissional. Sendo assim, o Centro Universitário Central Paulista - UNICEP, por meio da Diretoria de Pós-Graduação e Cursos de Extensão, dispõe-se a contribuir para a formação de profissionais que estarão aptos a desenvolver uma prática profissional pautada na assistência integral e de qualidade, concorrendo para a melhoria do nível de saúde e para a qualidade de vida da população da região de São Carlos. O UNICEP acredita que adequar a formação e a qualificação dos recursos humanos em saúde, é responsabilidade de todos os órgãos formadores de recursos humanos em saúde, por meio de novas práticas e visando garantir a qualidade técnica e habilidades necessárias para que os profissionais obtenham êxito nos atendimentos clínicos, tanto ao nível privado quando público.


Público Alvo:

Graduados na área de Fisioterapia.


Conteúdo:

O Curso de Pós-Graduação lato-senso em Fisioterapia Traumato ortopédica Funcional e Desportiva com Ênfase Biomecânica, por meio de componentes curriculares integrados, sendo elas:
  • Anatomia funcional e palpatória do sistema musculoesquelético
  • Diagnóstico por imagem em Fisioterapia Traumato-ortopédica
  • Introdução ao método de Avaliação Segundo a Terapia Manual na Ortopedia e Traumatologia
  • Recursos eletroterápicos na Fisioterapia Traumato-ortopédica
  • Fisioterapia traumato-ortopédica nas disfunções da cintura escapular, punho e mão
  • Fisioterapia Traumato-Ortopédica nas disfunções da Coluna Vertebral
  • Fisioterapia Traumato-Ortopédica nas disfunções da Cintura Pélvica
  • Fisioterapia Traumato-Ortopédica nas disfunções no Joelho, Tornozelo e Pé
  • Exercícios Funcionais na Reabilitação Traumato-ortopédica
  • Evidencias clínicas e cientificas no tratamento Traumato-ortopédico
  • Seminários de discussão de casos clínicos
  • Metodologia do Trabalho Científico
  • Gestão em saúde e desenvolvimento profissional
  • Tratamento da dor crônica do paciente nas disfunções musculoesqueléticas
  • Bandagens Funcionais no Tratamento Taumato-ortopédico
  • Elaboração de trabalho de conclusão de curso e apresentação



Avaliação:

O acompanhamento e a avaliação do curso são de responsabilidade do coordenador do curso em conjunto com a direção de Pós-Graduação.

Durante o curso, o coordenador acompanhará o desenvolvimento dos componentes curriculares, atendendo às necessidades dos docentes e discentes, responsabilizando-se por identificar e avaliar a consolidação dos objetivos do curso, buscando a integração entre os conteúdos. Para tal, estará à disposição do corpo docente e discente, podendo realizar reuniões ou estabelecer avaliações escritas no decorrer do curso, com o objetivo de favorecer sua melhoria, sem, porém, alterar o teor deste projeto.

O colegiado de curso deverá realizar reuniões ordinárias a cada quatro meses e deverá contar com a presença do coordenador, de docentes indicados por seus pares e por um discente também eleito pelos alunos. As reuniões têm por objetivo acompanhar as atividades relacionadas ao curso, bem como dirimir possíveis dificuldades encontradas em sua realização.

Ao final de cada módulo, deverá ser aplicado aos alunos um questionário de avaliação do referido módulo que inclui: avaliação dos conteúdos, das atividades realizadas no módulo, da prática docente e autoavaliação do próprio aluno.

Ao término do curso, elaborar-se-á um “Relatório de Curso”, identificando todos os requisitos propostos e o grau em que as metas e objetivos foram alcançados, descrevendo as situações que dificultaram o alcance dos mesmos, o número de alunos matriculados, o número de desistentes e o título dos trabalhos de conclusão de curso, enviando-o para a Diretoria de Pós-Graduação e Cursos de Extensão.

Cada professor deverá adotar seus critérios de avaliação e condução conforme as normas legais do UNICEP:
• Presença mínima de 75%


Professor Responsável:

Prof. Dr. Marcio Innocentini Guaratini

Data dos Encontros:

Quinzenalmente - Aos sábados – de 8h às 12h e de 13h às 18h

Investimentos:

24 parcelas de R$ 860,56
Desconto para pontualidade de 5%.






« VOLTAR