Apresentação

Credenciamento

O Ministério da Educação, por meio da portaria nº 796 de 11 de setembro de 2014, concedeu ao Centro Universitário Central Paulista, UNICEP , o credenciamento para a oferta de cursos superiores na modalidade a distância.

Sobre o EAD

De acordo com o Decreto nº 5.622, de 19 de Dezembro de 2005, a educação a distância é uma modalidade educacional na qual a mediação didático-pedagógica nos processos de ensino e aprendizagem ocorre com a utilização de meios e tecnologias de informação e comunicação, com estudantes e professores desenvolvendo atividades educativas em lugares ou tempos diversos.

Embora, existam inúmeros conceitos estabelecidos para definir a EaD (Educação a Distância), uma opinião comum é a de que a educação a distância é uma forma de ensino que se utiliza de momentos não presenciais, onde a presença física do professor é muitas vezes “substituída” por materiais didáticos e tecnologias.

Educar não é simplesmente repassar um conhecimento e fazer com que o estudante memorize-o, mas,sim, fazer com que ele seja capaz de compreendê-lo, estabelecendo vinculação com a sua realidade. Para educar é necessário ter professores conscientes de que sua atuação é de orientador, estimulador, com estratégias variáveis e sensibilidade para saber trabalhar as diferenças apresentadas pelos estudantes.

Ambiente de aprendizagem - AVA

Dentre os avanços tecnológicos, direcionados para a área da educação, surgiu o conceito de Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), que se destaca por proporcionar ao professor e ao estudante facilidades na elaboração e execução das aulas, possibilidade de ensino não presencial e utilização de algumas ferramentas que auxiliem a aprendizagem.

O UnicepVirtual utiliza o ambiente de aprendizagem da Desire2Learn (D2L) que combina as melhores práticas de usabilidade e acessibilidade com ferramentas de interação integradas, criando uma experiência sofisticada, colaborativa e pronta para dispositivos móveis. Com uma oferta que inclui recursos de ensino e aprendizagem de excelência e com o apoio de ferramentas avançadas de avaliação e análise de dados, a D2L inova a estrutura tradicional dos ambientes de aprendizagem.

A plataforma aberta e expansível da D2L é utilizada por mais de 1.100 clientes e 15 milhões de alunos nos setores de Educação Básica e Superior, bem como por clientes corporativos, governamentais e de cuidados com a saúde, incluindo empresas da Fortune 1000. A empresa opera nos Estados Unidos, no Canadá, na Europa, na Austrália, no Brasil e em Singapura. www.brightspace.com/br | www.D2L.com

Duração: 4 anos
Noturno

Metodologia

Os métodos de educação a distância a serem utilizados, além de propiciar o diálogo, respeitar os interesses e os diferentes estágios do desenvolvimento cognitivo dos alunos, favorecem a autonomia e a transferência de aprendizagem, visando, não apenas,ao aprender a fazer, mas, sobretudo, ao aprender a aprender.

Os instrumentos mediadores da aprendizagem são os materiais impressos e digitais, além do ambiente virtual de aprendizagem. Eles favorecem o desenvolvimento das capacidades de abstração e reflexão sobre as atividades realizadas, ou seja, não basta que o aluno execute com exatidão uma atividade do domínio teórico ou um processo de trabalho, ele só vai avançar se for capaz de, conscientemente, justificar e explicar seu próprio procedimento.

Os materiais didáticos são concebidos a partir de um design instrucional especializado, criado pelo UnicepVirtual e são subdivididos em unidades de ensino, onda cada uma contém, além do conteúdo básico, slides, material complementar, avaliações a distância e vídeos, quando necessário. Todo o material didático está disponibilizado no ambiente virtual de aprendizagem que possui uma estrutura semelhante com a do material que está sendo usado, facilitando, assim, o estudo.

Os meios didáticos utilizados na modalidade da EaD têm grande relevância, pois requerem mecanismos de comunicação bidirecional, através de diálogos permanentes, redes de apoio tutorial (tanto a distância quanto presencial) e uso contínuo de meios de comunicação. Assim, a comunicação entre professores tutores e alunos é primordial para que o processo pedagógico aconteça com eficiência e eficácia. Para garantir que a comunicação seja rápida e eficaz, sem ruídos, dinâmica, ágil, eliminando possíveis sensações de perda de tempo ou desmotivação, o aluno poderá contar com os recursos do ambiente virtual.

O sistema de tutoria do UnicepVirtual reúne uma organização institucional de indivíduos, procedimentos administrativos, tecnológicos e educacionais que no conjunto objetivam particularmente o atendimento às necessidades de ensino e aprendizagem do estudante na modalidade de educação a distância, tendo como referência a disponibilização de informações e recursos didático-pedagógicos que possibilitem os estudos de forma autônoma com qualidade e que promovam a interação humana, fundamental para o processo de aprendizagem. Basicamente, a tutoria desempenha funções de mediação entre os conteúdos/atividades das disciplinas e os estudantes, entre os professores e os estudantes, e os estudantes entre si. Orientar o estudante, também, é de responsabilidade da tutoria, tanto no que diz respeito aos conhecimentos acadêmicos, quanto às atitudes do estudante no processo de ensino e aprendizagem a distância, bem como mantê-lo constantemente motivado.

Com relação às avaliações, são previstos dois tipos:

  • Avaliações a distância: são disponibilizadas no decorrer da disciplina, por meio do ambiente virtual de aprendizagem. As avaliações estão distribuídas por unidades de ensino e têm, dentre outras, a finalidade de corrigir e reorientar, quando necessário, o processo de ensino e aprendizagem do estudante, de modo a favorecer a construção do conhecimento.
  • Avaliações presenciais: são aplicadas ao final de cada disciplina, através dos encontros presenciais previstos.

Para obter a aprovação em cada disciplina, o aluno deverá obter no mínimo a nota “6,0” (seis). Caso não consiga, está prevista uma prova substitutiva.

O sistema de avaliação refletirá os pressupostos que embasam a concepção de educação, conhecimento, perfil do egresso, perfil do professor, objetivos do curso, estrutura curricular e as práticas pedagógicas adotadas pelos docentes.

Os participantes do curso poderão estudar no horário de sua conveniência, sendo que deverão assumir o compromisso de cumprir o calendário de atividades previsto em cada disciplina.

Depoimentos

Depois de 16 anos sem estudar, confesso que sofri um pouco no começo! Ainda mais com um curso à distancia!
Mas o suporte é muito presente e a todo tempo em contato por emails com a tutora e com uma equipe disposta a me ajudar realizar um sonho me ajudam a superar os obstáculos e desafios que aparecem ao longo do caminho!.

- Rosiane Furlan de Almeida Silva

Estou adorando o curso. Como já tenho uma formação em faculdade presencial, posso afirmar que a Pedagogia a Distância da Unicep não fica atrás em nenhum quesito. Temos auxílio dos profissionais e o conteúdo didático é de ótima qualidade. Estou orgulhosa por fazer parte da primeira turma.

- Hélen Albuquerque

Meu nome é Élen estou cursando o segundo semestre do curso,estou adorando me sentindo cada vez mais realizada! Depois de mais de dez anos sem estudar, pra mim é tudo novidade um desafio!!!.

- Élen Alessandra de Melo Teixeira

Comecei cursar no inicio deste ano (2016), ingressando no 2° semestre, pois como cursei 2 anos de Faculdade de Letras, pude eliminar algumas matérias. Ainda não participei de nenhum encontro presencial, porém o curso atende às minhas expectativas.

Temos todo o suporte online, contando com um material muito bem instruído e de fácil compreensão, além das dicas, vídeos, dentre outros conteúdos indicados para nos aprofundarmos no tema de cada aula. O mais interessante é que recebemos um aviso com o dia e horário de término das atividades, o que contribui para não perdermos nenhuma, além do calendário muito bem organizado que podemos acessar.

Contamos também com a ajuda da tutora online, que me ajudou muito compreender o sistema e me adaptar ao estudo online.

O que me chama muita atenção no curso, são as atividades e a maneira como são avaliadas, pois os tutores corrigem e deixam nos comentários o que lhes chamou mais a atenção a respeito do que escrevemos, ressaltando os acertos com elogios e complementando ao que devemos nos atentar.

Estou muito satisfeita com o curso.

- Lilian dos Santos Regolão

Estou adorando o curso e os materiais didáticos. A equipe do UNICEP está de parabéns pela qualidade e preocupação com nosso desenvolvimento nesta nova empreitada.

- Poliane Torres Megda