CEUA - COMISSÃO DE ÉTICA EM USO DE ANIMAIS

Introdução

O uso de animais em pesquisas sempre esteve presente na história da ciência e por este motivo, faz-se necessária a criação de normas e regulamentações sobre o uso de animais em pesquisas experimentais, em especial com o objetivo de evitar abusos, usos indevidos e maus tratos.

Em 2008, foram sancionadas a Resolução nº 879/08 do Conselho Federal de Medicina Veterinária e a Lei Federal nº 11.794/2008 (conhecida como Lei Arouca em homenagem ao autor do seu esboço, o deputado Sérgio Arouca), que regulamentam o uso de animais, abrindo um novo capítulo no ensino e na pesquisa científica do Brasil.

Na Lei Arouca, estabeleceu-se a criação do Conselho Nacional de Controle de Experimentação Animal (CONCEA), responsável por credenciar instituições que criam, mantêm e/ou utilizam animais destinados a fins científicos, e estabelecer normas para o uso humanitário e cuidados devidos com os animais de experimentação.

Ainda de acordo com a Lei 11.794/2008, é condição indispensável que as instituições com atividades de ensino ou pesquisa com animais constituam suas próprias Comissões de Ética no Uso de Animais (CEUA) e que devidamente cadastradas, atuem como órgãos consultores, fiscalizadores e educadores nas atividades de ensino e pesquisa envolvendo animais.

No Centro Universitário Central Paulista (UNICEP) a Comissão de Ética no Uso de Animais – CEUA/UNICEP foi constituída pela Resolução CONSEPE 008/2008, de 08 de março de 2008 e sua última atualização foi em 2023 (Resolução CONSEPE UNICEP 002/2023). Esta comissão tem como atribuições receber e analisar os aspectos éticos dos protocolos de ensino e pesquisa do UNICEP e de outras instituições de ensino/pesquisa, tendo como base, os princípios éticos na experimentação animal e os pressupostos estabelecidos nas regulamentações.

A CEUA/UNICEP é composta de médicos veterinários, biólogos, docentes e pesquisadores nas áreas de ciências biológicas e da saúde e representante da sociedade protetora de animais e seus membros atuam de modo independente e não remunerada.

As reuniões ordinárias da CEUA/UNICEP ocorrem, semestralmente, conforme cronograma quando os protocolos submetidos são distribuídos aos relatores, sendo apreciados e votados os pareceres na reunião subsequente.


Informações Complementares

Composição 2023-2025

COORDENADOR:

Prof. Dr. Fabricio Gonçalves Correa (médico veterinário)


VICE-COORDENADORA:

Profa. Dra. Danielle Cristina Garbuio (Enfermeira)


MEMBROS:
  • Profa. Dra. Maria Lucia Gravinati (Médica veterinária)
  • Prof. Dr. André Vessoni Alexandrino (Biólogo)
  • Profa. Ms. Ariane Rico Gomes (Psicóloga)
  • Profa. Ms. Patrícia Tamae (Dentista)

REPRESENTANTE SOCIEDADE PROTETORA ANIMAIS

Lea Chapaval


ADMINISTRATIVO:

Valéria Maia


Calendário de Reuniões

1º SEMESTRE 2023 - Horário das reuniões : 8:00h
Janeiro 27 de fevereiro 27 de março 24 de abril 29 de maio 26 de junho
Recesso Segunda-feira Segunda-feira Segunda-feira Segunda-feira Segunda-feira
2º SEMESTRE 2023 - Horário das reuniões : 8:00h
Julho 28 de agosto 25 de setembro 30 de outubro 27 de novembro Dezembro
Recesso Segunda-feira Segunda-feira Segunda-feira Segunda-feira Recesso

Como submeter um protocolo à CEUA-UNICEP

Projetos de pesquisa envolvendo animais

O pesquisador deve enviar os documentos abaixo para o e-mail do CEUA (ceuaunicep@unicep.com.br) com o título 'Protocolo CEUA [Nome de Pesquisador]':

Protocolos para uso de animais em aulas práticas

Devem ser submetidos no semestre antecedente à aplicação da(s) referida(s) aula(s) um e-mail ao CEUA (ceuaunicep@unicep.com.br), com título Protocolo Aula CEUA (Nome do Professor) com os documentos:

IMPORTANTE

O Trâmite para emissão da primeira análise pela CEUA/UNICEP pode levar até 60 (sessenta) dias, entre submissão, entrega ao relator, análise, emissão e aprovação do parecer na assembleia. Portanto leve isso em consideração se precisar do credenciamento da CEUA/UNICEP para a liberação de bolsas ou auxílios de pesquisa nos órgãos de fomento ou instituições parceiras, se antecipando na submissão do seu projeto.

Utilize o Adendo ou Modificação a ser executada na Metodologia Original para solicitar à CEUA/UNICEP alteração, adição ou, exclusão de informações de projetos já aprovados.


Leis e Instruções Normativas

Toda a legislação relacionada a esta temática pode ser encontrada no site do CONCEA. (gov.br/mcti/pt-br/composicao/conselhos/concea).