9/11/20 | 19:30

Autonomous UAV

Profª. Drª. Kelen Cristina Teixeira Vivaldini

Possui graduação em Engenharia da Computação pelo Centro Universitário do Norte Paulista (2007), mestrado em Engenharia Mecânica na Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) -USP (2010) e Doutorado no Departamento de Engenharia Mecânica da EESC-USP desenvolvendo pesquisa sobre Soluções para manuseio de materiais aplicados em Armazéns Inteligentes no Laboratório de Robótica Móvel (LabRoM). Pós-doutorando do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da Universidade de São Paulo (USP) em São Carlos. Atualmente é professor Adjunto da Universidade Federal de São Carlos. Tem experiência na área de Robótica, atuando principalmente nos seguintes temas: robôs móveis, sistemas inteligentes, UAVs, sistemas embarcados (hardware e software), sistemas inteligentes e robótica educacional.

10/11/20 | 19:30

Introdução às Cidades Inteligentes: Conceitos, Processos e Sistemas

Prof. Dr. Antônio Carlos dos Santos

Formado em Graduação de Tecnologia de Processamento de Dados (Análise de Sistemas) pela UFSCar em 1976, Mestre em Banco de Dados pela COPPE-UFRJ, 1981, PhD em Information Management pela London Business School (London University) em 1989, Professor do Departamento de Computação de 1976 a 2014, Coordenador do Curso de Graduação de Tecnologia de Processamento de Dados da UFSCar, de 1980 a 1982, Chefe do Departamento de Computação da UFSCar, de 1982 a 1984, Coordenador do Programa de Mestrado em Ciência da Computação da UFSCar, de 1989 a 1995, Coordenador do Curso de Engenharia de Computação da UFSCar, de 2000 a 2006, Professor Sênior do Departamento de Computação de 2017 até o momento

11/11/20 | 19:30

Introdução ao Universo do 3D com Blender

Lucas Ferreira Fonseca

Formado em Imagem e Som pela UFSCar em 2015, com intercâmbio na Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa em 2013. Atuou como desenvolvedor de jogos na SEaD-UFSCar e na Grumpy Panda, onde ajudou a criar o Grand Shooter. Hoje trabalha como desenvolvedor de softwares na Stoq Tecnologia.

12/11/20 | 19:30

Sensores e Algoritmos para Estimativa de Movimento

Prof. Dr. Alessandro Girardi

Possui graduação em Engenharia Elétrica, Mestrado em Ciência da Computação e Doutorado em Microeletrônica. Atualmente é professor nos cursos de graduação e mestrado da Universidade Federal do Pampa, campus Alegrete - RS. Atua em pesquisas na área de microeletrônica, principalmente no desenvolvimento de metodologias de projeto de circuitos integrados analógicos com baixo consumo de energia, como amplificadores operacionais, comparadores e conversores DC-DC. Também pesquisa formas de automatizar o projeto de circuitos integrados através de técnicas que exploram o espaço de projeto em busca de soluções ótimas em termos de desempenho, consumo de potência e rendimento do circuito. Outra área de interesse é em pesquisa com sensores de movimento para estimativa de posicionamento e orientação e a sua aplicação em dispositivos embarcados.

13/11/20 | 19:30

Let's Flutter!!!!

Prof. Dr. Carlos José de Almeida Pereira

Carioca, Tecnólogo de Processamento de Dados pela Universidade Veiga de Almeida (RJ). Doutor em Geografia, pela UNESP (Rio Claro), na área de Geoprocessamento e Computação Inteligente. Atualmente professor do Instituto Federal de São Paulo, Campus São Carlos. Entusiasta da filosofia do Software Livre. Também é vascaíno sofredor, com muito orgulho!