Controle da Qualidade de Leite e Derivados

Calendário de aulas:

• Maio de 2022

Modalidade de oferta: Live - aula ao vivo por webconferência

Os cursos de curta duração são uma boa oportunidade para que os profissionais se mantenham atualizados ou se preparem para lidar com novas funções. Trata-se de opções para profissionais que almejam um upgrade no currículo. Um dos motivos desse formato ser tão popular entre aqueles que querem se atualizar é sua carga horária condensada, que permite a conciliação com uma rotina de trabalho, porém, não podem ser confundidos com um curso de formação profissional nem com um de pós-graduação, já que o tempo de duração não permite que a carga horária comtemple uma gama completa de conteúdo exigido em um curso de graduação, por exemplo.

Também chamamos de curso de atualização por trazerem novas perspectivas e ideias, podem preparar o aluno para lidar com novas funções ou redirecionamentos de carreira. Outro benefício é a ampliação de sua rede de contatos permitindo o aumento de seu networking.

Com duração que pode variar de algumas horas até alguns meses, este tipo de curso pode ser uma boa opção para quem quer se atualizar, mas ainda tem dúvidas se deve investir em um curso com maior tempo de dedicação, como nos casos das especializações lato sensu.

Com um mercado competitivo e exigente, o mundo corporativo demanda competências emocionais, comportamentais e de liderança, além dos conhecimentos técnicos inerentes à profissão, o que chamamos de soft ou deep skills.

Objetivos e Justificativa

Apresentar as características do leite e as legislações vigentes de sua produção industrial, de acordo com o preconizado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – MAPA.

Como objetivos do curso destaca-se:

• Apresentação das Características e controle da qualidade no processamento do leite.
  • Atualização acerca das legislações preconizadas pelo MAPA para o processo produtivo do leite.

Público-alvo

• Profissionais de mercado que desejam se atualizar acerca das legislações e controle da qualidade no processo de produção de leite;
  • Alunos egressos;
  • Corpo discente.

Organização Didático-pedagógica

Conteúdo Programático:

• Características do leite.
  • Classificação do leite e Qualidade do leite.
  • Produtos de origem animal e segurança dos alimentos.
  • Avaliação higiênico-sanitária do leite.
  • Processamento e controle de qualidade na indústria.
  • Influência dos diversos processamentos tecnológicos na qualidade nutricional do leite.

Metodologia:

Aulas teóricas com formulação de exercícios práticos através de cases em empresas e situações problemas a serem resolvidos.

Formas de Avaliação:

A atividade avaliativa será em trabalhos realizados por equipes – discussão e aplicação de requisitos.

Bibliografia:

PORTARIA Nº 368, DE 4 DE SETEMBRO DE 1997 - Regulamento Técnico sobre as Condições Higiênico-Sanitárias e de Boas Práticas de Fabricação para Estabelecimentos Elaboradores/Industrializadores de Alimentos.

CAC/RCP 57-2004 - CODE OF HYGIENIC PRACTICE FOR MILK AND MILK PRODUCTS

DECRETO Nº 10.468, DE 01 DE setembro DE 2020  - RIISPOA 2020 – Regulamento de Inspeção Industrial e Sanitária de Produtos de Origem Animal.

OFÍCIO CIRCULAR N. 34 DE 08 DE ABRIL DE 2021, DIPOA, MAPA.

Coordenação

Daniele Bofo, Doutora em Engenharia e Ciência de Alimentos e graduada em Engenharia Bioquímica. Instrutora de ensino e assessora empresarial – Plan&Ação, MBA em Gestão Financeira: Auditoria e Controladoria pela Fundação Getúlio Vargas. Docente universitária de graduação e pós-graduação, revisora de periódicos nacional e internacional. Possui 14 anos de experiência em Avaliação, Planejamento e análise estatística e Sistemas da Qualidade em Indústrias de Alimentos e Laboratórios.

• Valor do curso para os alunos UNICEP: R$ 175,00
  • Valor do curso para profissionais: R$ 250,00