top of page

SUSTENTABILIDADE APLICADA AO PROJETO ARQUITETÔNICO.

Carga Horária: 

12 horas/módulo

Nome do curso: Sustentabilidade Aplicada ao Projeto Arquitetônico – Módulo 1 – Fundamentos da Sustentabilidade | Arquitetura Sustentável Hoje

 

Apresentação:

O alinhamento das construções novas ou existentes aos ODS vem sendo uma demanda emergente perante a possível melhora no quadro de desperdícios, consumos ou impactos ambientais causados pela inconsciência dos profissionais nelas envolvidos para reduzir as elevadas emissões de carbono ainda persistentes no cenário atual da construção civil.

Além da inovação que a arquitetura sustentável promove em direção ao desenvolvimento sustentável, ela proporciona maior qualidade de vida e bem-estar aos seus usuários.

 

Objetivos:

1.             Conhecer a sequência história de eventos que originaram o conceito da sustentabilidade e geraram o arcabouço conceitual que a proposição de trabalho em arquitetura sustentável abrange.

2.             Conhecer os princípios fundamentais da arquitetura sustentável e como a sua prática pode ser um meio de conscientização e sensibilização da sociedade.

3.             Incorporar ao processo de concepção, projeto e execução das obras sustentáveis a visão sistêmica e multidisciplinar.

 

Carga horária: 12Hs

Escolaridade mínima: Ensino médio

Número de vagas por turma: mín. 10, máx. 30

Calendário de aulas: 3as e 5as 

Modalidade da oferta:  Semi-Presencial   

Turno: das 9h às 12h

Datas:  02/04/20204,  04/04/2024, 09/04/2024 e 11/04/2024

Valor do módulo aluno Unicep : 320,00  

Valor do módulo aluno para não alunos : 480,00  

 

Nome do curso: Sustentabilidade Aplicada ao Projeto Arquitetônico – Módulo 2 – Água | Saneamento | Energia

 

Apresentação:

Água e energia são fontes renováveis, porém ainda desperdiçadas pela sociedade em geral. O projeto arquitetônico responsável pode conduzir seus usuários a práticas conscientes e mudar hábitos antigos com impacto negativo para hábitos com impacto positivo.

 

Objetivos:

1.             Conscientizar sobre todas as formas de aproveitamento da água – uso responsável, reuso e descarte – como um bem maior à todas as formas de vida do planeta.

2.             Conhecer sistemas de tratamentos bioecológicos dos efluentes domésticos e aprender a incorporá-los no projeto arquitetônico e paisagístico.

3.             Saber como calcular, dimensionar e implantar um sistema fotovoltaico no projeto arquitetônico.

4.             Conhecer especificações técnicas adicionais para aumentar a performance energética de uma edificação e reduzir a conta de energia.

 

Carga horária: 12Hs

Escolaridade mínima: Ensino médio

Número de vagas por turma: mín. 15, máx. 40

Calendário de aulas: 3as e 5as 

Modalidade da oferta: ( X ) Semi-Presencial   

Turno: das 9h às 12h

Datas:  14/05/20204,  16/05/2024, 21/04/2024 e 23/05/2024

Valor do módulo aluno Unicep : 320,00  

Valor do módulo aluno para não alunos : 480,00  

 

Nome do curso: Sustentabilidade Aplicada ao Projeto Arquitetônico – Módulo 3 – Bioclimática | Conforto | Bem Estar

 

Apresentação:

Nas ruas ou mesmo no mercado de projetos de arquitetura é muito comum encontrar soluções mecânicas ou paliativas para conforto, que conforme o caso podem gerar manutenções, consumo energético, comprometer a qualidade de projeto pelo decréscimo de conforto, bem-estar e saúde.

 

Objetivos:

1.             Saber identificar problemas acerca de conforto e bem estar nas edificações existentes ou em fase de projeto.

2.             Aprender a levantar os indicadores climatológicos e ambientais locais que definirão as premissas do projeto arquitetônico bioclimático – como obtê-los e analisá-los sob a ótica de conforto e bem-estar, segundo os parâmetros de cada região.

3.             Conhecer recursos de projeto voltados à otimizar a performance de passividades e, consequentemente, de eficiência energética para cada situação climática.

4.             Como tornar um projeto energeticamente passivo ao dominar os princípios da bioclimática – quais soluções de projeto, implantação no terreno e construção adotar – para nele incorporar conforto e bem-estar continuados.

 

Carga horária: 12Hs

Escolaridade mínima: Ensino médio

Número de vagas por turma: mín. 15, máx. 40

Calendário de aulas: 3as e 5as 

Modalidade da oferta: Semi-Presencial   

Turno: das 9h às 12h.

Datas:  06/08/20204,  08/08/2024, 13/08/2024 e 20/08/2024

Valor do módulo aluno Unicep : 320,00  

Valor do módulo aluno para não alunos : 480,00  

 

Nome do curso: Sustentabilidade Aplicada ao Projeto Arquitetônico – Módulo 4 – Materiais | Execução | Mão-de-Obra | Resíduos

 

Apresentação:

A fase de especificações de materiais e produtos é de enorme responsabilidade e também fundamentalmente essencial para o sucesso da execução do projeto e sobretudo da sua efetividade em conforto e sustentabilidade. São as especificações que poderão consolidar o conceito de sustentabilidade adotado no projeto ou desestabilizá-lo.

A dinâmica de obra é muito diferente da que ocorre em fase de projeto e saber como lidar com as prevenções de riscos sobre o projeto e suas especificações é também fundamental.

Trata-se de um momento de exposição do projeto à terceiros – fabricantes e prestadores de serviços – o que exige uma costura dialógica e técnica muito bem feita para que o trabalho seja coeso e não sofra deformidades e consequente perda de qualidade.

 

Objetivos:

1.             Conhecer diversas alternativas de materiais construtivos e de revestimentos que convirjam com a tipologia climatológica identificada a ser adotada em projeto.

2.             Aprender a pesquisar e especificar produtos e materiais segundo os parâmetros da sustentabilidade e prever destinação correta de seus resíduos, quando inevitáveis.

3.             Conhecer as dificuldades acerca da execução de obra e soluções de projeto adotadas para saber como minimizar riscos – erros executivos, retrabalho, desgastes, prejuízos, atrasos, descartes incorretos, desinformação.

4.             Compreender sobre como a sustentabilidade pode gerar inovação quando há construção de contribuições em rede – aprendizagem, capacitação, contribuição, conscientização.

 

Carga horária: 12Hs

Escolaridade mínima: Ensino médio

Número de vagas por turma: mín. 15, máx. 40

Calendário de aulas: 3as e 5as 

Modalidade da oferta: Semi-Presencial   

Turno: das 9h às 12h

Datas:  10/09/20204,  12/09/2024, 17/09/2024 e 19/09/2024

Valor do módulo aluno Unicep : 320,00  

Valor do módulo aluno para não alunos : 480,00  

 

Nome do curso: Sustentabilidade Aplicada ao Projeto Arquitetônico – Módulo 5 – Paisagismo | Pós-ocupação | Manutenções

 

Apresentação:

A arquitetura sustentável, sempre que possível, deve ser acompanhada e complementada pelo paisagismo sustentável. Os ambientes natural e construído dialogam entre si, sobretudo quando sob os preceitos da sustentabilidade e da bioclimática aplicada. É preciso ter claro como eles podem ser conjugados em benefício da qualidade de projeto sustentável e, consequentemente, do conforto e bem-estar, sem onerar manutenções com irrigação, substituição de mudas ou podas constantes.

O pós-ocupação é o momento em que os preceitos da sustentabilidade aplicados no projeto devem se confirmar e, para tanto, a conduta dos seus usuários deve se alinhar ao conceito e se tornar parte do ecossistema gerado, assimilação essa adquirida progressivamente a partir da construção interna dos valores da sustentabilidade.

 

Objetivos:

1.             Conhecer o conceito de sustentabilidade aplicado ao paisagismo – plantas, plantio, irrigação e práticas de manutenção – do projeto ao porte adulto.

2.             Aprender sobre hábitos e rotinas em uma edificação sustentável – procedimentos que promovem saúde, qualidade de vida e reintegram o ser humano à natureza.

3.             Conhecer recursos que, uma vez adotados desde o projeto, reduzem significativamente tarefas domésticas no pós-ocupação.

4.             Conscientizar acerca de impactos gerados sobre a saúde do corpo e do meio ambiente natural por meio do uso convencional de produtos de limpeza e de manutenção e como reverter isso para impactos positivos.

 

Carga horária: 12Hs

Escolaridade mínima: Ensino médio

Número de vagas por turma: mín. 15, máx. 40

Calendário de aulas: 3as e 5as 

Modalidade da oferta: (    ) Presencial  (    ) Distância  ( X ) Semi-Presencial   

Turno: das 9h às 12h

Datas:  08/10/20204,  10/10/2024, 15/10/2024 e 17/10/2024

Valor do módulo aluno Unicep : 320,00  

Valor do módulo aluno para não alunos : 480,00  

 

Docente responsável: Yara Santucci Barreto

Arquiteta Urbanista pela Univ. Mackenzie (1992); especialista e consultora ANAB-IBN em Arquitetura Sustentável e Bioecológica (2012) pela Associação Nacional de Arquitetura Bioecológica - ANAB Brasil; Mestra em Ciências pela EESC-USP para Ensino das Ciências Ambientais (2021). Proprietária da Arco Arquitetura Computadorizada (95-09); sócio-proprietária da Cedro Sustentabilidade e Execuções (09-atual). Atuação com ênfase em bioclimática, mapeamento diagnóstico de carências e de deficiências físico-ambientais em estabelecimentos construídos, coordenação integrada e compatibilizações técnicas com procedimentos vinculados aos preceitos da sustentabilidade no que tange a redução, reuso, reciclagem, qualidade, durabilidade, bem-estar, economia financeira, minimização de manutenções e de impactos ambientais. Especial interesse em pesquisa e atuação na área de Educação Ambiental (EA) e Educação para o Desenvolvimento Sustentável (EDS) sobretudo no meio escolar.

 

Curso está dividido em 5 módulos que serão oferecidos ao longo de 2024. As aulas on-line ficarão gravadas e disponíveis aos alunos.  

 

Caso o aluno tenha interesse em participar de todos os módulos: 

Valor para aluno UNICEP: 320,00 o módulo ou 1500,00 por todos os módulos. 

Valor para público externo: 480,00 o módulo ou 2200,00 por todos os módulos. 

 

bottom of page