top of page
Pessoa avaliando gráficos em um computador

NÚCLEO DE AVALIAÇÃO CONTINUADA
COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO

O Núcleo de Avaliação Continuada (NAC) é um departamento que realiza pesquisas internas e externas da Instituição e a Comissão Própria de Avaliação (CPA) tem, em sua composição, a representação de todos os segmentos da comunidade acadêmica, e também, da sociedade civil organizada. 

icone de calendário
símbolo de FTP com fundo transparente

HISTÓRICO DA CULTURA AVALIATIVA DA UNICEP

O processo de avaliação institucional do UNICEP vem sendo desenvolvido de forma sistematizada desde 1995. Em 22 de maio de 1998, os membros da Congregação do Centro de Ensino Superior de São Carlos (CESUSC) aprovaram, por unanimidade, a criação do Programa de Avaliação Continuada (PAC-ASSER), elaborado nos moldes do Documento Básico do Programa de Avaliação Institucional das Universidades Brasileiras (PAIUB). O PAC-ASSER se constituiu num processo contínuo de aperfeiçoamento do desempenho acadêmico, capaz de gerar ferramentas para o planejamento da gestão universitária e para uma permanente prestação de contas à sociedade.


A partir de março de 2004, o processo de autoavaliação do UNICEP passou a seguir as recomendações da Lei Nº 10.861 de 14 de abril de 2004 que instituiu o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES) com o objetivo de assegurar o processo nacional de avaliação das instituições de educação superior, dos cursos de graduação e do desempenho acadêmico de seus estudantes.


Até outubro de 2004, a autoavaliação centrou-se na avaliação dos aspectos acadêmicos de cada um dos cursos e nos aspectos de infraestrutura da Instituição, tendo como foco os segmentos docente e discente. A partir do Art. 11 da Lei N° 10.861/2004, foi estipulado que “cada instituição de ensino superior deve constituir Comissão Própria de Avaliação (CPA)”. Com isso, o UNICEP instituiu sua CPA a partir da Portaria N° 001/2004 e desde então ela tem o objetivo de promover a avaliação institucional atendendo às dimensões estabelecidas, que determinam, simultaneamente, a unidade do processo avaliativo em âmbito nacional e as especificidades de cada instituição.


No decorrer do ano de 2004 foram desenvolvidas muitas ações com foco na Avaliação Institucional, como a realização de seminários, debates e pesquisas internas sobre o tema. No segundo semestre de 2005 obteve-se da Mantenedora a aprovação da contratação de uma docente para assessoria de apoio pedagógico e metodológico ao processo de Avaliação Institucional.


Na perspectiva de trabalhar as dez Dimensões previstas na Lei Nº 10861/04, o Núcleo de Avaliação Continuada (NAC) em conjunto com a CPA do UNICEP elaborou, em janeiro de 2007, o documento “Projeto de Avaliação Institucional do UNICEP”, para orientação teórica e metodológica ao processo avaliativo. A partir de fevereiro de 2007, deflagrada por uma reunião de sensibilização dos Coordenadores dos cursos de graduação, iniciou-se a implementação da Avaliação Institucional, por meio da elaboração e posterior aplicação dos instrumentos de avaliação dos Cursos.


O instrumento de avaliação institucional publicado na Portaria Nº 92 de 31 de janeiro de 2014, propõe o Relato Institucional como uma inovação que subsidia o ato de credenciamento e recredenciamento institucional e a transformação de organização acadêmica, regulamentado por meio da Nota Técnica Nº 062/2014-INEP/DAES/CONAES. O Relato Institucional amplia e fortalece a relação entre os processos avaliativos e os processos de gestão, bem como o autoconhecimento das IES e o consequente aprimoramento das atividades de ensino, pesquisa, extensão e gestão.


A proposta de autoavaliação da CPA do UNICEP está em consonância com a comunidade acadêmica, os conselhos superiores da Instituição e a legislação vigente. Os Relatórios serão apresentados na Versão Parcial, a qual “deverá contemplar as informações e ações desenvolvidas pela CPA no ano de referência (anterior), explicitando os eixos trabalhados” e, na Versão Integral, que “deverá contemplar as informações e ações desenvolvidas pela CPA no ano de referência (anterior), bem como, discutir o conteúdo relativo aos dois relatórios parciais anteriores, explicitando uma análise global em relação ao Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) e a todos os eixos do instrumento, de acordo com as atividades acadêmicas e de gestão.


Deverá, ainda, apresentar um plano de ações de melhoria à IES” (Nota Técnica Nº 65, 09 out. 2014, p. 4). A partir do ano de referência de 2015, o Relatório de Autoavaliação foi submetido anualmente, por meio do Sistema e-MEC, ao longo do período de três anos.


O QUE É O NAC

O Núcleo de Avaliação Continuada (NAC)é um departamento que realiza pesquisas internas e externas da Instituição. Ele foi criado em 1998, pelos mantenedores da Instituição. Atualmente, o NAC é composto por uma equipe de estagiários coordenados pela Prof.ª Ms. Karin Storani, com apoio dos membros da Comissão Própria de Avaliação (CPA). O NAC visa à construção de diagnósticos capazes de subsidiar intervenções inteligentes por parte da direção e da mantenedora do UNICEP. O NAC oferece tais diagnósticos, mas não tem o poder de realizar aquelas intervenções.


O QUE É CPA

A Comissão Própria de Avaliação (CPA)tem, em sua composição, a representação de todos os segmentos da comunidade acadêmica, e também, da sociedade civil organizada. A CPA é composta por um coordenador, escolhido pelo diretor da IES, um representante docente, um representante discente, um representante do setor administrativo, e um representante da sociedade civil organizada. Seu objetivo é o de promover a avaliação institucional atendendo às dimensões estabelecidas pela Lei Nº 10.861/2004, que determinam, simultaneamente, a unidade do processo avaliativo em âmbito nacional e as especificidades de cada instituição.


CONHEÇA A CPA DO UNICEP

Atualmente a CPA do UNICEP Miguel Petroni (Campus São Carlos), mediante a Portaria Nº 012/2023, tem o período de mandato de 2 anos com a seguinte composição: Karin Storani (Coordenadora); Edna Aparecida Cursino Silveira (Representante Docente Titular); José Eduardo dos Reis (Representante Docente Suplente); Bruno Olmo (Representante do Corpo Técnico-Administrativo Titular); Cicero Félix da Silva (Representante do Corpo Técnico-Administrativo Suplente); Roselei Aparecido Françoso (Representante da Sociedade Civil Titular); Gabriela Maria Fornaciari (Representante da Sociedade Civil Suplente); Thamara Fernanda de Almeida (Representante Discente Titular); E Eliandra de Cassia David (Representante Discente Suplente).

Já a CPA do UNICEP Campus Rio Claro, conforme Portarias UNICEP Nº 032/2021, de 15.06.2021 e Nº 051/2022, de 13.06.2022 com efeitos retroativos a 15.06.2022, é constituída por: Karin Storani (Coordenadora); Kelly Cristina dos Santos Berni (Representante Docente Titular); Noemi Côrrea Bueno (Representante Docente Suplente); Maria Amélia Voletti (Representante do Corpo Técnico-Administrativo Titular); Luis Graciolli (Representante do Corpo Técnico-Administrativo Suplente); Luis Cavamura Júnior (Representante da Sociedade Civil Titular); Daniela de Oliveira Tito dos Santos Manochio (Representante da Sociedade Civil Suplente); Julha Gabriela Gouveia de Barros (Representante Discente Titular); Erika Fernanda Alves dos Santos (Representante Discente Suplente).

Já a CPA do UNICEP Campus Porto Ferreira, conforme Portarias-UNICEP Nº 052/2021, de 09.09.2021 e Nº 050/2022, de 13.06.2022 com efeitos retroativos a 18.06.2022, é constituída por: Karin Storani (Coordenadora); Maurício Junior Borges de Souza (Representante Docente Titular); Rita de Cássia Petrenas (Representante Docente Suplente); Ana Paula Carniato (Representante do Corpo Técnico-Administrativo Titular); Patrícia Silvestre (Representante do Corpo Técnico-Administrativo Suplente); Renan Martins Pereira (Representante da Sociedade Civil Titular); Eduardo Cesar Mariano (Representante da Sociedade Civil Suplente); Marco Aurélio Beck (Representante Discente Titular) e Murilo Carlos Siqueira (Representante Discente Suplente).


QUAIS OS PAPÉIS DA CPA NA INSTITUIÇÃO?

A CPA tem como responsabilidade a implementação e apresentação de ferramentas e resultados do processo de avaliação interna e externa da instituição. Uma dessas responsabilidades é a formulação de um Relatório de Autoavaliação, que compõe o primeiro de um conjunto de instrumentos constitutivos do processo global de regulação e avaliação do SINAES. O grande desafio da CPA é produzir uma autoavaliação institucional de qualidade, que subsidie planos de ação para melhorias efetivas. A CPA do UNICEP responsabiliza-se pela condução dos processos de avaliação interna, de pesquisa interna, tabulação com o auxílio do Núcleo de Avaliação Continuada (NAC), de sistematização e de organização das informações solicitadas pelo INEP.


RESULTADOS DE PESQUISAS

Relato Institucional (2023)
2023_nac_relato-institucional
.pdf
Download PDF • 251KB

Relatórios Anuais de Autoavaliação Institucional:

2021

2021_nac-cpa_relatorio-de-autoavaliacao
.pdf
Download PDF • 4.78MB

2022

2022_nac-cpa_relatorio-de-autoavaliacao
.pdf
Download PDF • 3.11MB

2023

2023_nac-cpa_relatorio-de-autoavaliacao
.pdf
Download PDF • 2.18MB

Relatórios de Autoavaliação de Cursos:

Administração (2023)

2023_nac_relatorio-de-autoavaliacao_administracao
.pdf
Download PDF • 362KB

Administração - Porto Ferreira (2023)

2023_nac_relatorio-de-autoavaliacao_administracao_pf
.pdf
Download PDF • 395KB

Agronomia (2023)

2023_nac_relatorio-de-autoavaliacao_agronomia
.pdf
Download PDF • 341KB

Arquitetura e Urbanismo (2023)

2023_nac_relatorio-de-autoavaliacao_arquitetura
.pdf
Download PDF • 369KB

Arquitetura e Urbanismo - Rio Claro (2023)

2023_nac_relatorio-de-autoavaliacao_arquitetura_rc
.pdf
Download PDF • 395KB

Biomedicina (2023)

2023_nac_relatorio-de-autoavaliacao_biomedicina
.pdf
Download PDF • 362KB

Ciências Biológicas (2023)

2023_nac_relatorio-de-autoavaliacao_ciencias-biologicas
.pdf
Download PDF • 362KB

Ciências Contábeis (2023)

2023_nac_relatorio-de-autoavaliacao_ciencias-contabeis
.pdf
Download PDF • 364KB

Comunicação Social (2023)

2023_nac_relatorio-de-autoavaliacao_comunicacao-social
.pdf
Download PDF • 372KB

Engenharia Civil (2022)

2022_nac_relatorio-de-autoavaliacao_engenharia_civil
.pdf
Download PDF • 324KB

Farmácia (2022)

2022_nac_relatorio-de-autoavaliacao_farmacia
.pdf
Download PDF • 277KB

Gestão de Produção Industrial - Rio Claro (2022)

2022_nac_relatorio-de-autoavaliacao_gestao-de-producao-industrial
.pdf
Download PDF • 301KB

Odontologia (2022)

2022_nac_relatorio-de-autoavaliacao_odontologia
.pdf
Download PDF • 479KB

Relatório de Acompanhamento de Egressos

Relatório_de_Egressos_UNICEP
.pdf
Download PDF • 2.35MB

Relatório de Acompanhamento dos Docentes

NAC_Acompanhamento_Docentes
.pdf
Download PDF • 1.13MB

Relatório de Acompanhamento dos Discentes

NAC_Acompanhamento_Discentes
.pdf
Download PDF • 1.08MB



VISITAS EM SALA

A equipe do NAC, em conjunto com a CPA, realiza uma série de visitas presenciais às salas de aula, laboratórios e clínicas da instituição durante o período letivo. Essas visitas têm como enfoque: Conscientizar os alunos sobre a existência do NAC/CPA e suas funções; Enfatizar a importância de responder os questionários de avaliação interna com sinceridade e atenção, pois isso é um fator importante para a melhoria da IES; E informar sobre eventos que o NAC/CPA organiza, como o Café com a CPA, por exemplo.

Durante as visitas é realizado o registro do ocorrido, através de uma série de fotos, para criação de um portfólio público e prestação de contas.

Acesse o nosso portfólio de visitas.


CAFÉ COM A CPA

Café com a CPA é um evento realizado pelo NAC e a CPA, onde ocorre uma série de reuniões e palestras com os docentes, discentes e membros do corpo técnico-administrativo tendo como foco os métodos e ferramentas de avaliação interna e externa da instituição. Este evento, tem como objetivo: Gerar um debate informal com os envolvidos, para que eles apresentem suas dúvidas, críticas e demandas com maior liberdade; Apontar os pontos para a melhora da instituição que normalmente são difíceis de perceber na coleta de dados tradicionais; E estreitar a comunicação entre a gestão e os membros envolvidos.

O evento é divulgado via e-mail e Whatsapp, mas devido a alta quantidade de discentes, somente os representantes de cada turma são notificados e orientados a participarem. Este evento parou de ser realizado durante o período pandêmico, devido às medidas de segurança, e foi retomado em 2023.


FEEDBACK UNICEP

Todos os dados coletados e análises realizadas pelo NAC em conjunto com a CPA, tem como objetivo apresentar o estado atual da instituição apontando seus pontos fortes e fracos, como também facilitar a tomada de ação por parte da gestão para ampliação e sua melhoria. Essas melhorias e aplicações realizadas a partir de apontamentos identificados pela CPA são notificadas visualmente através de um selo no ambiente que foi alterado.



bottom of page