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SOBRE NÓS

A UNICEP foi idealizada pelos professores Oswaldo Aparecido Ienco e Antonio Carlos Vilela Braga, dois visionários e educadores que estavam muito à frente de seu tempo. Hoje, seus filhos David Braga e Marcello Ienco mantêm viva a visão de seus pais, conduzindo a instituição com grande competência.

A Transformação Educacional em São Carlos:
A História da Associação de Escolas Reunidas e da UNICEP

São Carlos, situada no coração do estado de São Paulo, foi palco de uma revolução educacional sem precedentes em 1972.

Esse movimento foi liderado por dois visionários, Oswaldo Aparecido Ienco e Antônio Carlos Vilela Braga, que, juntos, deram vida a um projeto educacional transformador que redefiniria o panorama do ensino superior na região.

A visão compartilhada por Ienco e Braga ultrapassava os limites da criação de mais uma instituição de ensino. Eles almejavam algo mais grandioso. Não somente buscavam formar profissionais qualificados, mas também desejavam moldar cidadãos conscientes e comprometidos com sua comunidade. Foi com essa motivação que fundaram a Associação de Escolas Reunidas, desejando consolidar uma proposta de ensino superior de excelência em São Carlos e arredores, satisfazendo uma necessidade há muito sentida pela população local.

Os obstáculos foram inúmeros: desafios burocráticos, limitações de recursos e uma parcela de céticos que questionavam a viabilidade de seu sonho. No entanto, graças à determinação e resiliência de Antônio Carlos Vilela Braga e Oswaldo Aparecido Ienco, em 1972, a UNICEP foi fundada. Originalmente nomeada Faculdade de Administração de Empresas de São Carlos, a UNICEP marcou o início de uma trajetória de crescimento, inovação e comprometimento com a educação de qualidade.

Ao longo dos anos, a UNICEP não se acomodou. Em um movimento contínuo de expansão e reinvenção, diversos outros cursos foram incorporados, ampliando o escopo da instituição e mantendo-se sempre atualizada diante das demandas do mundo contemporâneo. Mas mais do que um simples estabelecimento de ensino, a UNICEP tornou-se um espaço onde o desenvolvimento integral do estudante é priorizado, incentivando-se a criatividade, a ética e o pensamento crítico.

O legado de Oswaldo Aparecido Ienco e Antônio Carlos Vilela Braga vai além das paredes da UNICEP. Sua influência é percebida nas vidas de milhares de estudantes, professores e profissionais que tiveram a oportunidade de aprender e crescer sob os ideais defendidos por esses dois pioneiros. Eles plantaram uma semente que, até hoje, continua a gerar frutos, influenciando e inspirando novas gerações.

A história da Associação de Escolas Reunidas e da UNICEP é, portanto, um testemunho da potência da visão, da paixão e da persistência. Um relato que reafirma o papel vital e transformador da educação, e a diferença que indivíduos visionários podem fazer quando guiados por uma missão clara e um propósito nobre.

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Os Pilares da Excelência:
Oswaldo Aparecido Ienco e Antônio Carlos Vilela Braga na Estruturação da UNICEP

Quando falamos em inovação e progresso no âmbito educacional em São Carlos, é impossível não mencionar os nomes de Oswaldo Aparecido Ienco e Antônio Carlos Vilela Braga. Estes dois renomados educadores, com sua visão vanguardista e comprometimento com a formação íntegra de seus alunos, consolidaram a UNICEP como uma referência em ensino superior de qualidade.

Antônio Carlos Vilela Braga, com sua abordagem administrativa meticulosa, soube, desde o início, que a excelência não seria atingida apenas com uma estrutura física adequada, mas principalmente por meio de uma equipe pedagógica competente e um currículo alinhado com as demandas contemporâneas. Sua habilidade em unir talentos e recursos, tanto materiais quanto humanos, foi fundamental para estabelecer a instituição como um centro de aprendizado que ultrapassa a mera transmissão de conteúdos, mas sim, que busca formar cidadãos plenos, éticos e ativos em suas comunidades.

Já Oswaldo Aparecido Ienco trouxe sua paixão inigualável pelo ensino e pela pesquisa. Seu entusiasmo contagiante influenciou não apenas estudantes, mas também professores e toda a equipe da UNICEP. Com uma firme convicção de que a educação é a chave para transformações sociais profundas, Ienco enfatizou a importância da pesquisa acadêmica e da extensão universitária, de modo a garantir que o conhecimento produzido na instituição não se limitasse às salas de aula, mas que reverberasse por toda a sociedade.

As iniciativas de Ienco no fomento à pesquisa garantiram que a UNICEP se tornasse um polo de produção de conhecimento, atraindo estudantes e profissionais de diferentes regiões do país. Suas parcerias estratégicas com outras instituições e empresas asseguraram que os alunos tivessem acesso a oportunidades práticas e a uma formação alinhada com as necessidades do mercado de trabalho.

A sinergia entre Braga e Ienco foi, sem dúvida, um dos fatores-chave para o sucesso e a consolidação da UNICEP. Ambos compartilhavam de um ideal comum: que a educação tem o poder de transformar vidas e que, por meio dela, é possível construir uma sociedade mais justa e igualitária.

A trajetória destes dois ícones do ensino superior em São Carlos demonstra que o progresso educacional não se faz apenas com recursos financeiros ou infraestrutura de ponta. Ele é forjado com paixão, determinação, visão e, sobretudo, com a crença inabalável no potencial transformador da educação. A herança deixada por Oswaldo Aparecido Ienco e Antônio Carlos Vilela Braga na UNICEP e em toda a comunidade acadêmica é um testemunho vivo de que, com dedicação e comprometimento, é possível edificar pilares de excelência que resistem ao teste do tempo.

Evolução Acadêmica e Expansão Curricular da UNICEP

A trajetória acadêmica da UNICEP sempre esteve marcada por inovações e pela busca incessante da excelência educacional. Inicialmente reconhecida como Faculdade de Administração de Empresas de São Carlos, a instituição começou sua missão em 1972 com a oferta do curso de Administração de Empresas. Esse foi apenas o início de uma série de expansões e reconhecimentos que solidificariam sua posição no cenário educacional de São Paulo.

Em 1974, uma mudança significativa ocorreu: a instituição passou a ser denominada Centro de Ensino Superior São Carlos. Com esse novo título, veio também a autorização para o curso de Ciências Contábeis, ampliando ainda mais seu leque de oferta educacional. Este crescimento não se restringiu apenas à ampliação de cursos. A busca pela qualidade acadêmica e a vontade de formar profissionais altamente capacitados motivaram a UNICEP a se reinventar e buscar novas formas de ensino.

Compromisso da UNICEP com a Iniciação Científica

Desde seus primeiros anos, a UNICEP compreendeu a importância da iniciação científica como ferramenta fundamental na formação de seus alunos. Este comprometimento não apenas promoveu o desenvolvimento intelectual dos estudantes, mas também posicionou a instituição como um centro de referência em pesquisa na Região Central Paulista.

 

Em 1996, dando um passo ousado, a UNICEP organizou seu 1º Congresso de Iniciação Científica (CIC ASSER), marcando o início de uma série de eventos anuais que promoveriam a discussão, o intercâmbio e a divulgação de pesquisas realizadas por alunos e docentes. No ano seguinte, a instituição elevou seu compromisso ao organizar também o 1º Congresso Nacional de Iniciação Científica (CONAPE-ASSER). Estes congressos, ao longo dos anos, tornaram-se uma tradição e um marco na jornada acadêmica da comunidade UNICEP.

Além dos congressos, a UNICEP lançou em 1996 a "Revista Multiciência", uma publicação multidisciplinar destinada a divulgar pesquisas e trabalhos científicos. Esta revista, reconhecida pelo Qualis CAPES, reforça o compromisso da instituição com a disseminação do conhecimento.

Este foco na iniciação científica evidencia a visão da UNICEP sobre a importância da pesquisa no processo de aprendizado. Não se trata apenas de adquirir conhecimento, mas também de produzir, questionar e inovar, formando profissionais capacitados e críticos, aptos a enfrentar os desafios do mercado e da sociedade de forma criativa e informada.

Inovação e Educação à Distância na unicep: A adoção da educação mediada por tecnologia, a parceria com a D2L e a implementação do AVA chamado Brightspace.

No contexto global atual, instituições como a Unicep reconhecem a necessidade de se adaptar e inovar. A educação à distância, impulsionada por avanços tecnológicos, oferece oportunidades inigualáveis, e a unicep tem estado na vanguarda dessa transformação. Através da adoção da educação mediada por tecnologia, a unicep busca tornar o aprendizado mais flexível e personalizado, atendendo às demandas variadas de seus alunos.

A colaboração da unicep com a D2L, uma renomada empresa no ramo de soluções de aprendizagem, é um testemunho de seu compromisso com a excelência educacional. Esta parceria, voltada para a inovação, permite que a Unicep ofereça um ambiente virtual de aprendizagem de alta qualidade, interativo e dinâmico.

O Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) chamado Brightspace, adotado pela Unicep, é um exemplo palpável dessa inovação. Projetado para proporcionar uma experiência educativa personalizada, o Brightspace da unicep beneficia os alunos com recursos interativos, feedbacks em tempo real e uma plataforma amigável. Mais do que apenas entregar conteúdo, o Brightspace promove uma educação à distância que engaja e inspira.

A Unicep, ao combinar sua visão educacional inovadora com ferramentas tecnológicas avançadas como o Brightspace, reafirma seu compromisso com uma educação à distância que é simultaneamente moderna e humanizada, alinhada com as demandas e expectativas do século XXI.

Marcello Ienco e David Braga mantêm viva a visão de seus pais

Apoio ao Estudante na Era Moderna: Programas e Reconhecimento

A jornada acadêmica, repleta de desafios intelectuais e emocionais, necessita de uma base sólida de apoio para garantir que os estudantes alcancem seu potencial máximo. Em reconhecimento a isso, várias instituições têm fortalecido seus programas de assistência ao estudante, garantindo uma experiência de aprendizado holística.

O apoio não se limita apenas à sala de aula. A assistência extraclasse, por exemplo, proporciona aos alunos uma chance de esclarecer dúvidas, aprofundar-se em temas complexos e fortalecer suas bases acadêmicas. Para aqueles que enfrentam obstáculos específicos, o apoio psicopedagógico é crucial. Esse tipo de suporte, ao lidar com as nuances psicológicas do aprendizado, garante que cada aluno possa superar barreiras pessoais e acadêmicas.

As atividades de nivelamento, por sua vez, são vitais para garantir que todos os estudantes, independentemente de sua preparação prévia, iniciem sua jornada acadêmica com igualdade de condições. Elas ajudam a nivelar o campo de jogo, oferecendo a todos uma base comum de conhecimento.

Além de focar na experiência educacional dos alunos, é essencial reconhecer o papel das instituições na construção de uma sociedade mais justa e inclusiva. O selo da ABMES, que destaca a Responsabilidade Social, é um testemunho do compromisso de uma instituição em criar um impacto positivo na comunidade. Este reconhecimento não é apenas um selo de aprovação, mas sim um lembrete do papel vital que as instituições educacionais desempenham na formação não apenas de alunos, mas de cidadãos conscientes e responsáveis.

Em suma, o apoio ao estudante não é apenas uma questão de proporcionar recursos acadêmicos, mas também de cultivar uma atmosfera de crescimento, inclusão e responsabilidade social.

Redefinição Curricular e Modelo de Ensino: A Evolução Educacional de 2017

A educação é um campo dinâmico, constantemente moldado pelas necessidades emergentes da sociedade e pelas descobertas pedagógicas. A reestruturação curricular de 2017 é um reflexo dessa evolução contínua, representando um marco significativo na forma como concebemos a educação no século XXI.

A principal característica dessa reestruturação foi o desejo de proporcionar uma formação mais holística aos alunos. Em vez de focar exclusivamente em habilidades técnicas ou conhecimentos específicos, houve uma ênfase na formação ampla do cidadão. O objetivo era moldar indivíduos que pudessem prosperar não apenas em suas carreiras, mas também como membros ativos e conscientes da sociedade.

Isso exigiu uma combinação inovadora de conhecimentos. Os conteúdos técnicos, base fundamental para a atuação profissional em diversas áreas, continuaram a ser valorizados. No entanto, a eles foram somados ensinamentos humanísticos, permitindo que os alunos compreendessem o contexto mais amplo da sociedade e da cultura em que estão inseridos. Esta combinação proporcionou uma visão mais integrada do mundo e das complexidades humanas.

Outro pilar fundamental dessa redefinição foi a incorporação do senso crítico no currículo. Em vez de meramente absorver informações, os alunos foram incentivados a questionar, analisar e refletir sobre o que estavam aprendendo. Este enfoque crítico é vital para a formação de cidadãos que possam compreender e atuar de forma efetiva em uma sociedade em constante mudança.

A reestruturação curricular de 2017 não foi apenas uma mudança no conteúdo ensinado, mas uma transformação na própria concepção do que significa ser educado. Representou um passo audacioso em direção a uma educação que prepara os alunos para os desafios multifacetados do mundo contemporâneo.

Compromisso com Valores: A Missão Profunda da UNICEP na Formação Cidadã

A educação transcende a mera transmissão de conhecimentos técnicos e acadêmicos. Em seu núcleo mais profundo, ela molda caráteres, forma mentalidades e instila valores. A UNICEP, reconhecendo a magnitude dessa responsabilidade, centra sua missão em algo maior: a formação de cidadãos que estejam à altura dos desafios contemporâneos, pautados por valores éticos e um compromisso irrevogável com a construção de uma sociedade melhor.

A ética, em sua essência, não é apenas sobre discernir o certo do errado. Trata-se de cultivar uma bússola moral interna que guia cada decisão, cada ação, e que se reflete em cada interação com o mundo ao redor. Na UNICEP, essa bússola moral é alimentada continuamente através de programas, disciplinas e iniciativas que reforçam a importância da integridade, honestidade e respeito mútuo.

Além disso, a UNICEP enxerga que, para construir uma sociedade mais justa e solidária, é essencial fomentar o espírito de comunidade. Isso implica não apenas compreender as complexidades e desigualdades do mundo, mas também agir ativamente para mitigá-las. Solidariedade é mais do que uma palavra; é uma prática diária de empatia e ação.

Integração, por sua vez, é o reconhecimento de que vivemos em um mundo interconectado, onde as ações de um indivíduo reverberam na coletividade. A formação oferecida pela UNICEP busca despertar nos alunos a consciência de que são parte integrante de uma comunidade global e que têm o poder, e o dever, de contribuir positivamente para ela.

A missão da UNICEP vai muito além de formar profissionais capacitados. Visa moldar indivíduos que carregam consigo valores profundamente enraizados, prontos para fazer a diferença e comprometidos com a visão de um futuro mais luminoso para todos.

GESTORES

Mantenedores
Oswaldo Aparecido Ienco

(“In Memoriam”)
Antonio Carlos Vilela Braga

(“In Memoriam”)
Marcello Aparecido Ienco
David José Hortenzi Vilela Braga


Diretor Geral
Prof. Dr. Marcelo Ferreira Lourenço


Diretora de Ensino de Graduação
Profª. Drª. Maria Cristina Braga Tagliavini


Diretora de Pós-graduação
Profª. Drª. Luciana Helena Crnkovic


Diretor de Extensão
Prof. Msc. Maikon Venicius Vidotti

Unidades

UNICEP São Carlos

  • Rua Miguel Petroni, 5111 – Jardim Centenário - CEP. 13563-470

  • Fone:(16) 3362-2111 | Whatsapp Vestibular: (16) 99608-3111

  • São Carlos - SP

UNICEP Rio Claro

  • Rua 7, 1193 - Centro - CEP 13500-200

  • Fone: (19) 3523-2001 | Whatsapp: (19) 99947-5360

  • Rio Claro - SP

UNICEP Porto Ferreira

  • Rua Padre Nestor Cavalcante Maranhão, 40 - Centro Empresarial Ferreirense - CEP 13661-352

  • Fones: (19) 3585-6111 | Whatsapp: (16) 99704-8284

  • Porto Ferreira - SP

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