Confira como foram os encontros de setembro do CLiCA da UNICEP

No mês de setembro, o Clube de Literatura, Cinema e Artes da UNICEP - CLiCA - promoveu dois encontros, ambos on-line. No dia 11, a estudante de Psicologia da instituição, Isadora Bottion Jacoantonio, comandou a tertúlia sobre a obra "Knulp", do escritor alemão, Hermann Hesse. No dia 25, o Prof. Marcos Gigante comandou a tertúlia sobre três contos eleitos pelos associados do clube para serem discutidos: "O coração delator" e "O demônio da perversidade", ambos de Edgar Allan Poe, e "Macacos", de Clarice Lispector.

Os encontros foram gravados e podem ser assistidos clicando nos links abaixo:

11 de setembro - "Knulp": para assistir clique aqui!

25 de setembro - "O coração delator", "O demônio da perversidade" e "Macacos": para assistir clique aqui!

Para a estudante Isadora Bottion Jacoantonio: “A leitura é uma viagem estática através das lentes singulares do escritor. Isto é, a essência e as descrições que um livro carrega permitem que o leitor, por meio da perspectiva do autor, mergulhe em outras realidades e esferas culturais sem precisar sair de seu ambiente familiar. E mais, a viagem não é somente para outros países e regiões, bem como pode ser pelo nosso interior - a prática do autoconhecimento.”.

Ela explicou que em relação ao clube: “O enaltecer do ato de ler encantou-me, como também os eventos possibilitam que eu me depare com uma diversidade de obras. Ademais, os encontros sempre permitem viagens para além da lente do escritor, dado que vestimos as lentes de todos os associados que manifestam suas perspectivas sobre os livros e, por consequência, nosso campo de visão amplia-se e enriquece.”.

Ainda segundo Isadora, ao comandar a tertúlia, “experienciei uma situação que me retirou da zona de conforto - período carregado de aprendizado para mim - posto que, em momentos, sai da escuta passiva - como aluna - para adentrar na fala ativa. Além do mais, foi uma oportunidade de praticar uma exposição de ideias para pessoas desconhecidas e isto conduziu-me a refletir sobre como eu poderia expressar meus dizeres de modo a alcançar a compreensão daqueles que estavam presentes no evento. Também, essa experiência proporcionou, na etapa de preparação pré tertúlia, uma riqueza de conteúdos acerca do autor, do movimento literário que este está inserido e da obra que tratei no encontro, pois o estudo, por meio de pesquisas acadêmicas, foi imprescindível para construir uma tertúlia com responsabilidade.”.

Os traços autobiográficos do autor, Hermann Hesse, em suas obras trazem um toque de autenticidade e demonstrações das camadas mais profundas do interior deste, afirmou Isadora. “A profundidade também reside nas reflexões filosóficas em diversas passagens, bem como na obra ‘Knulp - três histórias da vida de um andarilho’ que foi a escolhida para a tertúlia. Knulp - protagonista - é uma união de excentricidades ambulantes. Excêntrico por ser, ao mesmo tempo, vaidoso e fugitivo das convenções sociais. Ambulante por vagabundear, no sentido de vagar, rumo ao desfrutar da vida. Um andarilho que lê, escreve poemas e provérbios, canta, alegra crianças por onde passa e não alimenta vínculos, embora os que o conhecem criam bons sentimentos por ele. Um personagem que personifica o questionamento: a vida que construímos converge com nosso Eu mais profundo?", contou.

O próximo encontro do CLiCa acontecerá no dia 09 de outubro, com o Prof. Dr. João Paulo da Silva (Historiador pela UNICEP e Sociólogo pela UFSCar) que comandará uma tertúlia sobre o filme "Você não estava aqui", drama de 2019. Diretor: Ken Loach.

Para se associar, gratuitamente e participar do CLiCA, clique aqui. Cada encontro gera um certificado de três horas de atividades extracurriculares.