Confira como foram os encontros do CLiCa da UNICEP no primeiro semestre

O CLiCA – Clube de Literatura, Cinema e Artes – da UNICEP realizou tertúlias sobre cinco contos, de diferentes e importantes escritores, em três encontros realizados entre maio e junho. Os contos foram escolhidos pelos próprios associados em eleições, com base nas obras que compõem o Projeto CLiCA.

Participantes de diferentes cursos e da comunidade aproveitam da melhor forma as tertúlias, de acordo com os temas de maior interesse: questões jurídicas, psicológicas, reflexões sobre o humano das mais diversas, cultivo do hábito de leitura, segundo a textura que as obras sugerem. Os encontros têm sido remotos (on-line) desde que foram tomadas medidas restritivas por conta da pandemia do coronavírus.

O encontro do CLiCA, de 8 de maio de 2021, foi sobre as obras de Edgar Allan Poe, "A carta roubada", e de Anton Tchekhov, "O assassinato". Foi gravado para assistir clique aqui!

Já no dia 22 de maio de 2021, aconteceu a tertúlia sobre a obra de Fiódor Dostoiévski, "A dócil". A qual pode ser acessada clicando aqui.

Finalmente, no dia 19 de junho de 2021, houve a tertúlia sobre dois contos de Edgar Allan Poe, "O anjo do bizarro. Uma história extravagante" e "O gato preto". Este pode ser acessado clicando aqui!

De acordo com Fabiola P. da Rocha: “Participar do curso literário está sendo uma experiência renovadora. Gosto bastante da didática do professor Marcos Gigante e da maestria como nos ensina. Sem dúvidas que divulgarei reiteradas vezes esse projeto. Obrigada pela oportunidade!”.

Para Carolina Stella Gonçalves: “Assim que soube da existência do CLiCA, fiquei muito animada com a oportunidade única que ele oferece de ler e discutir obras literárias em grupo. Após ler o conto ‘A carta roubada’ (E. Allan Poe), escolhido para a última tertúlia, pude aprofundar minha leitura ao revisitar suas principais passagens à luz dos comentários do professor Marcos Gigante. Não consegui ler a obra ‘O assassinato’ (Anton Tchekhov), discutida no mesmo dia, mas isso não prejudicou meu aproveitamento, pois a mediação dos encontros é pensada para que todos possam entender a essência da obra, assim como ter uma amostra de sua textura e estilo literário. Até então, achava que conhecer o final da história me inibiria de querer lê-la na íntegra, mas é justamente o oposto! Conhecer as obras pelo olhar apaixonado não só do professor Marcos Gigante, mas de todos os participantes do CLiCA, instiga ainda mais a vontade de conhecê-las e fazer minha própria leitura delas. Os encontros são leves e divertidos, uma oportunidade não só de aprender, mas também de atravessar o contexto tão difícil em que vivemos com mais calor humano e afeto.”.

Ítalo Silva também está gostando: “Olha só quem está participando do CLiCA hoje com o pai: meu Filho Pietro Santiago. Ensinando a Paixão pela literatura desde pequeno”, contou.

A obra eleita para o início do segundo semestre é um romance de Gabriel García Marquez, “Do amor e outros demônios”. Este encontro será em agosto, em dia a ser definido. A partir de agosto, serão retomadas as eleições das demais obras literárias que serão cultivadas nas tertúlias.

A participação é gratuita e aberta à comunidade. Garante certificados de três horas de atividades extracurriculares. Para se associar e receber as notícias, links, participar das eleições das obras e encontros, clique aqui. Clique em “Faça já sua inscrição!”, preencha o cadastro e envie para clica@unicep.com.br.