Conheça mais o curso de Arquitetura e Urbanismo da UNICEP São Carlos

O Curso de Arquitetura e Urbanismo da UNICEP São Carlos foi organizado tendo como influência, as práticas adotadas nas melhores instituições de ensino do país. Estruturado por ex-alunos de graduação e pós-graduação do IAU USP, a grade inicial, implantada em 2004, enfatizava o desenvolvimento das habilidades de representação e projeto arquitetônico, a reflexão crítica e conhecimento construtivo e estrutural.

Passados 15 anos desde sua criação e após a última reformulação da grade de disciplinas em 2018, o Curso ainda conserva o perfil generalista do arquiteto e urbanista, mas procurou reforçar a formação de um repertório cultural amplo, apoiado em experiências práticas por meio de viagens didáticas, visitas técnicas e a experimentação construtiva.

Para que esses objetivos sejam alcançados, foram definidas temáticas semestrais:
1º: Desenho livre e representação do espaço
2º: Modos de morar e construir
3º: Arte e habitação
4º: Habitação coletiva e o estudo do território
5º: Equipamentos urbanos institucionais e de uso coletivo
6º: Equipamentos urbanos mistos e paisagismo
7º: Patrimônio cultural e áreas centrais
8º: Projeto urbano
9º: Trabalho de Graduação Interdisciplinar
10º: Trabalho de Graduação Interdisciplinar

Para que em cada um dos semestres os alunos possam construir o conhecimento, articulando os diversos saberes das sequências de disciplinas: projeto e representação; teoria, história e crítica; e tecnologia das construções, foram definidos estudos de edificações a partir das quais cada disciplina explora suas questões específicas.

Em 2019, os alunos visitaram: a Fazenda Santa Maria do Monjolinho; o Museu de Arte de São Paulo e outras edificações na Avenida Paulista; as cidades históricas de Minas Gerais, Belo Horizonte e Inhotim; o Centro histórico de São Paulo e a Sala São Paulo; além de diversas obras e edificações na cidade de São Paulo.

“Nosso objetivo principal é possibilitar ao aluno conhecer a diversidade de espaços e modos de vida, para ampliação de repertório e visão global do processo produtivo: projeto e construção. Pretende-se que os edifícios projetados após a formação acadêmica correspondam às expectativas dos clientes, em relação à forma, à viabilidade construtiva, ao orçamento e tempo. Pois contratar um arquiteto deve representar sempre economia”, diz a coordenadora do Curso Profa. Dra. Ana Lúcia Cerávolo.

Além dessas atividades, os alunos dispõem na UNICEP de excelente acervo bibliográfico, maquetaria para realização de modelos físicos, laboratórios de conforto ambiental, construção civil e informática.

Se houver interesse, uma vez por mês, às sextas-feiras, os docentes e alunos do Curso recebem os visitantes para um bate-papo. Para fazer a visita basta agendar por meio do e-mail: arquitetura@unicep.com.br