Convite Para Arte traz exposição de obras com paisagens em miniaturas

Já está aberta, na Biblioteca da UNICEP, a nova exposição do projeto “Convite Para arte”, que traz os trabalhos do artista Raphael Albano sobre “Pequenas grandes paisagens”.

Nessa série, o artista apresenta desenhos de grandes paisagens, representadas em tamanho miniatura, utilizando a técnica grafite sobre papel e também sfumato, a mesma utilizada por Leonardo da Vinci na obra Mona Lisa, que consiste em gerar suaves gradientes ou degrades, fazendo, assim, tornar imperceptível marcas de linhas ou pinceladas. 

Outro destaque nessa série, são as molduras, construídas 100 por cento artesanalmente pelo artista, que se integram em unidade à obra. Suas estruturas são de materiais reciclados e posteriormente, revestidas em madeira. “Pra mim, o que faz a diferença é dar o devido valor aos pequenos detalhes”, disse o artista.

De acordo com o docente e curador da exposição, Msc Hilário Domingues, “as obras do Raphael se destacam pela qualidade de detalhes, quer na técnica do grafite, quanto do lápis de cor, aproximando-se das matizes captadas pelas tecnologias digitais da modernidade”, falou.

Os demais trabalhos, fora essa série de sete obras, são estudos realistas e alguns hiper-realistas produzidos com outras técnicas, principalmente lápis de cor e guache. Os estudos são de oito trabalhos, tendo temas diversificados como carros, mar, orquídea, pássaro e um retrato da Valentina, filha do artista plástico Marcel Guerreiro e Francieli Pegrucci, considerada por ele, uma das suas melhores obras. "Muitos dizem que chegam a confundir-se com uma fotografia”, falou.

Iniciada no ano de 2013, a exposição “Convite Para a Arte” é um projeto que tem como objetivo chamar a atenção da comunidade acadêmica para a participação nesse processo que visa reunir docentes, alunos, funcionários da UNICEP e artistas da comunidade local em um movimento cultural das artes plásticas.

O artista
Raphael Albano é um artista autodidata, nascido em São Carlos no ano de 1992. Em meados de 2012, teve interesse no desenho artístico estilo realista. O maior aperfeiçoamento do artista deu-se na técnica do grafite sobre papel, e nos estudos coloridos, técnicas mistas de lápis de cor e guache.

Texto: Andrea Vergamini de Castro

 
 

Cadastre seu e-mail

E receba novidades exclusivas

Compartilhe