Ex-aluna da Nutrição da UNICEP ingressa no mestrado

A ex-aluna do curso de Nutrição da UNICEP, formada no início de 2021, Kalisa Fernanda Silva, acaba de ingressar no Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Alimentos, Nutrição e Engenharia de Alimentos da UNESP de Araraquara e São José do Rio Preto. 

“Durante o Ensino Médio eu não sabia direito qual curso escolher, como eu sou ex-atleta de vôlei profissional, já joguei no time de São Carlos, no Sesi de São Carlos, para a cidade de Araraquara alguns anos e para o time de Américo Brasiliense em outras temporadas, sempre pensava em cursos relacionados ao esporte como Educação Física ou Nutrição”, contou Kalisa.

Porém ela contou que no terceiro ano do Ensino Médio percebeu que passava grande parte do tempo vendo pessoas falando sobre alimentação saudável e apresentando um novo lado da Nutrição, sem muitas restrições e proibições, “isso fez eu me apaixonar por esse lado de mostrar para as pessoas que é possível ter uma alimentação saudável e flexível, gostosa de se fazer e alcançar seus objetivos ou ajudar as pessoas doentes com um tipo de alimentação assim”. 

Para ela: “O curso foi maravilhoso, tive professoras e professores excepcionais que fizerem eu me apaixonar mais ainda por esse lado mágico que poucas pessoas conhecem e acreditam na nutrição, aprendi muito em todas as matérias, vi como realmente ajudar as pessoas com a ciência da nutrição e mostrar para o mundo que a nutrição é muito mais maravilhosa do que as pessoas pensam”.

Kalisa ainda explicou que o contato que teve com os docentes despertou nela uma vontade de ser professora e ensinar tudo isso para as outras pessoas. E quando começou a procurar emprego ou estágios surgiu uma seleção para uma bolsa de iniciação científica na Embrapa: “fui selecionada pela minha antiga e também atual orientadora Renata Tieko Nassu, a quem sou eternamente grata por ter me mostrado a vivência da área de pesquisa e da ciência. Fiquei um ano na Embrapa desenvolvendo pesquisa científica sobre uma nova linhagem de feijão, aprendi metodologias de experimentos, fiz análises sensoriais que servem para ver se algum produto for para o mercado, se ele será bem aceito e assim me encantei também com a área da ciência. Quanto mais estudava, mais percebia que o mundo tem milhares e milhares de coisas a serem descobertas, criadas, conhecidas, ensinadas…”. 

Foi a partir disso que começou a planejar com a sua orientadora, Renata, uma continuidade da vida acadêmica. “E graças a Deus tudo deu certo e eu consegui passar na seleção de bolsas de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Alimentos, Nutrição e Engenharia de Alimentos da Unesp de Araraquara e São José do Rio Preto. Como a minha orientadora continua sendo a Renata Tieko, além de fazer o Mestrado pela UNESP, as partes experimentais eu irei realizar na Embrapa Pecuária sudeste aqui em São Carlos.”.

O tema do projeto de Mestrado de Kalisa será “Avaliação de digestibilidade proteica e minerais em carne bovina processada pelo método Sous Vide”, “mais precisamente sobre Sous Vide, uma tecnologia mais recente de cocção de carnes”, contou e completou: “Sempre gostei muito de carnes, e é algo que as pessoas investem muito desde sempre para ter uma qualidade melhor”.

“Quando fui selecionada fiquei surpresa, na verdade e senti uma felicidade enorme, do mesmo jeito de que quando fui selecionada para a iniciação científica, mas agora para um mestrado… minha ficha nem caiu direito ainda, pois entrar nessa área sempre foi uma vontade, mas era algo que eu não sabia se teria coragem e muito menos oportunidades, e tudo foi caminhando para que eu realmente chegasse aonde cheguei.”, comemorou.

E finalizou: “Só tenho a agradecer a UNICEP e aos professores, pois as oportunidades surgiram em virtude de lá e de todo apoio que a Valéria, coordenadora do curso, e demais professores me deram”.

Quer conhecer mais sobre o curso de Nutrição? Clique aqui!

Texto: Ana Lívia Schiavone
 

Cadastre seu e-mail

E receba novidades exclusivas

Compartilhe