Novo campo de estágio da Psicologia da UNICEP

No último sábado (13), os estudantes do curso de Psicologia da UNICEP passaram por um treinamento com o Juiz de direito da 2ª Vara Criminal e da Infância e Juventude de São Carlos, Dr. Cláudio do Prado Amaral, coordenador do projeto "Aprendendo a conviver", para conhecer melhor o novo campo de estágio do curso.

A UNICEP fará uma parceria com o Judiciário e o Poder Público ofertando o estágio "Escola de Pais: aprendendo a conviver" que deriva de um programa mais amplos que é o "Aprendendo a conviver", que se trata de uma política de atendimento de iniciativa da comunidade que será cogerenciada com o Poder Público do município de São Carlos.

De acordo com a Prof.ª Dr.ª Eliane Aparecida Campanha Araújo, professora orientadora do estágio, o objetivo dessa política pública é orientar os pais ou responsáveis que colocam o direito da criança a convivência familiar em situação de risco. “O objetivo é ofertar orientações para esses responsáveis sobre o exercício fundamental da convivência familiar da criança, e isso está alicerçado na própria legislação, a jurisprudência, nos artigos 87 e 88 da Lei Federal nº 8.069/1990, que é o Estatuto da Criança e do Adolescente, que precisa ser cumprida”, afirmou a docente.

E explicou: “Vamos oferecer um estágio formativo para os estudantes de psicologia que vão atuar como facilitadores nesse programa de orientação voltado a pais que recebem essa medida judicial, encaminhando-os para realizar esse programa de orientação. Além de oferecer um estágio que vai contribuir com a formação do psicólogo, ele também pretende prestar um serviço à comunidade”.

Ainda acrescentou: “Lembrando que essa medida judicial não tem o caráter repressivo, punitivo, mas é uma medida psicoeducativa, eu acho que isso caracteriza bem a visão de um Estado que não é repressor, mas protetivo também, ele busca proteger as famílias e especialmente as crianças para que elas tenham vínculos familiares fortalecidos, e isso contribua para a convivência entre os membros da família.”.

O juiz explicou que o treinamento que foi dado aos alunos, que serão os estagiários, é muito importante para prepará-los para situações desafiadoras que eles encontrarão ao atuarem como facilitadores nas rodas de conversa do projeto "Aprendendo a conviver".

“Esse projeto é comunitário, apoiado pelo Poder Público, que prevê a aplicação de medidas de encaminhamento, de pais ou responsáveis por crianças e adolescentes em situação de risco, para desenvolver habilidades e compreender melhor a convivência familiar. A conivência familiar precisa de habilidades que são simples, mas nem sempre foram desenvolvidas por aqueles que se tornaram pais. A parentalidade nem sempre é planejada e quando vem, também não vem com manual. Então é importante que nós ajudemos essas pessoas que se tornaram pais, a desenvolverem esses recursos para a convivência familiar. ”, afirmou Dr. Cláudio.

A primeira parte das atividades será composta por uma palestra de 30 minutos e depois serão feitas rodas de conversa: “nas quais um estagiário de psicologia atua como facilitador diante de cinco ou seis responsáveis que irão relatar as suas dificuldades, vivências e desafios para o exercício da convivência familiar com os seus filhos ou com as pessoas por quem eles são responsáveis, pois nem sempre são pais, mas as vezes são tios, irmãos ou os avós que estão com a guarda de crianças e adolescentes que estão em risco”, explicou o juiz.

E finalizou: “Nós preparamos os estudantes para essas situações desafiadoras, são sempre situações desafiadoras que são apresentadas, os relatos individuais nas rodas de conversa pelas quais os pais ou responsáveis não conseguem passar, não conseguem transpor essas dificuldades e os facilitadores os ajudam a refletir sobre esses contextos que são relatados, estimulam-nos a encontrar por si só soluções, saídas e melhores caminhos para os contextos difíceis que esses pais vivenciam.”.

Gostou do novo campo de estágio da psicologia? Conheça o curso, clique aqui!