UNICEP recebe estudantes do Anglo para visita

O curso de Nutrição da UNICEP recebeu, na última quinta-feira (15), os alunos do primeiro ano no Colégio Anglo São Carlos para realizar uma visita ao Laboratório de Técnicas Dietéticas e a Clínica de Nutrição da UNICEP.

De acordo com a docente, Prof.ª Dr.ª Danielle Raquel Gonçalves da Costa, que auxiliou a coordenadora do curso, Prof.ª Msc. Valéria Cristina Schneider, durante a atividade, dentro do sistema de ensino do Colégio Anglo é trabalhado o desenvolvimento de habilidades nas crianças, com uma atenção também na saúde e bem-estar das mesmas. E por isso foi abordado a temática da alimentação saudável com conceitos envolvidos e a importância desta para o crescimento, o aprendizado e a saúde.

“Neste sentido, na Clínica de Nutrição da UNICEP, as crianças aprenderam sobre os grupos alimentares segundo a nova classificação proposta pelo Guia Alimentar Brasileiro (MS, 2014), ou seja, quais são os alimentos in natura, minimamente processados, processados e ultra processados, suas características e frequência com que são recomendados de serem consumidos. Chamou-se a atenção para o conteúdo de fibras, vitaminas, dentre outros. ”, contou a docente.

E explicou que este tipo de atividade é relevante, pois, a criança aprende e absorve de maneira mais efetiva os conteúdos que lhes são ensinados, e em se tratando de alimentação, o estímulo à alimentação saudável na infância aumenta a chance de que, no decorrer de sua vida, o indivíduo faça escolhas alimentares mais saudáveis, provendo sua saúde e reduzindo os riscos para o desenvolvimento de doenças na idade adulta: “como as doenças crônicas que vemos um aumento em ritmo acelerado, como a obesidade, o diabetes, as dislipidemias e as doenças cardiovasculares”.

A docente ainda lembrou que o Colégio Anglo passou as informações sobre alergias e intolerâncias alimentares, para que o curso de Nutrição tomasse este cuidado ao servir o lanche para as crianças, oferecendo também opções de alimentos sem lactose e sem glúten.

A estudante do 8º período, Jacqueline Moreno Trombete, contou que na clínica os estudantes tiveram uma explicação de uma forma lúdica e descontraída a que grupo pertence cada alimento, em seguida foi realizado uma brincadeira no cubo tátil dos alimentos, quando uma criança por vez colocava a mão dentro do cubo e tentava adivinhar qual alimento era e o que poderia ser feito com aquele alimento (bolo, suco, torta). “Depois as crianças foram levadas para o Laboratório Dietético, onde foi oferecido um lanche, o qual elas montaram, com o auxílio das professoras”, contou.

Jacqueline ainda destacou que durante a visita as docentes da UNICEP explicaram sobre a importância da alimentação saudável, que os alimentos in natura (naturais) devem ser consumidos diariamente como as frutas, legumes e verduras, pois neles contêm muitas vitaminas e minerais que são importantes para um bom desenvolvimento.

“Orientamos sobre o consumo dos alimentos industrializados que neles contém muito sódio (sal), açúcares e gorduras, que esses alimentos devem ser evitados diariamente e ser consumidos só de vez em quando, pois eles fazem mau para a nossa saúde. Ressaltando sempre de forma lúdica, ilustrativa e descontraída sobre a importância de se fazer boas escolhas na hora das refeições e de como isso pode contribuir positivamente para a saúde, pois hoje a alimentação das crianças é muito refletida sobre o que seus pais ofertam para elas em casa e as vezes devido a correria do dia a dia os pais acabam optando pelo mais prático e não pelo mais saudável, por isso essas atividades e dinâmicas realizadas nas escolas com foco na alimentação são de extrema importância para as crianças já terem essa visão sobre a alimentação desde a infância.”, explicou.

E finalizou: “Como aluna graduanda em nutrição acho muito enriquecedor essas atividades e dinâmicas com foco na alimentação. O contato com as crianças, ver a percepção delas sobre os alimentos, o jeito que elas interagem, pensam, perguntam, tiram suas dúvidas e como elas têm como base o que os pais ofertam para elas em casa. Eles interagem muito, são curiosos, espertos e isso é muito gratificante, pois a gente vê o quanto eles participam a vontade que eles têm de aprender e passar essa experiência para os pais em casa. Foi uma experiência muito gratificante e prazerosa.”.

Conheça o curso de Nutrição da UNICEP você também, clique aqui!