UNICEP terá aula magna com o vice-presidente do CRMV-SP

Em comemoração ao aniversário de 50 anos da UNICEP, o curso de Medicina Veterinária, realizará uma aula magna com o vice-presidente do CRMV-SP, Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo e coordenador do curso de Medicina Veterinária da Universidade de Marília, Prof. Dr. Fábio Fernando Ribeiro Manhoso, no dia 05 de agosto, às 19h30, no ginásio da UNICEP.

O tema da palestra será “Ética na Medicina Veterinária – responsabilidade civil e administrativa”.

Fábio contou que a questão ética envolve todas as profissões e explicou que cada profissão tem o seu código de ética, no caso da Medicina Veterinária é por meio da resolução do Conselho Federal de Medicina Veterinária nº.1138 de 2016. “É um código muito bem elaborado no sentido de que mostra ao profissional os caminhos que ele pode seguir, o que ele pode fazer, o que ele não pode fazer, traz toda a orientação no sentido de relação com os colegas, honorários, publicação científica, a relação com o meio ambiente, aquilo que é vedado ao médico veterinário, então eu sempre digo que é a bíblia do Veterinário, para a sua orientação no exercício profissional”, afirmou.

De acordo com o vice-presidente, as instituições de ensino devem ter a disciplina de ética profissional, pois é na instituição de ensino que começa a busca pelo certo, não apenas na visão técnica, mas na visão humanista: “É muito importante que os alunos conheçam a sua legislação, lembrando que nós nunca podemos dizer, seja na justiça comum perante um juiz ou no próprio conselho de classe perante um julgamento, que desconhecemos a nossa legislação. Somos obrigados a ter um conhecimento da lei que impera no país, mas também daquela que rege a profissão. É importante que o debate comece justamente nas faculdades para que os alunos tenham ciência das questões que envolvem os aspectos legais e administrativos na Medicina Veterinária.”.

Fábio ainda explicou que os estudantes devem participar para trazer ao debate: “Tomara que eles tenham muitas perguntas e muitas dúvidas, falar sobre responsabilidade civil e administrativa do Médico Veterinário, lembrando que nós respondemos civil e penalmente pelas nossa ações, estamos sob a ética de defesa do código do consumidor, pois somos prestadores de serviços, mas também temos uma responsabilidade administrativa que foca a questão ética. É muito importante que os alunos participem para que eles tenham esse olhar humanístico e legal da profissão. A ética, está em todos os seguimentos, em qualquer área que eu for exercer a Medicina Veterinária, clínica, cirurgia, reprodução, inspeção de alimentos, animais selvagens, produção animal, enfim, em todas as áreas, acima de tudo está a questão ética, conhecer a legislação para que eu possa servir da melhor forma a sociedade.”.

Para finalizar o vice-presidente do CRMV-SP deixou um convite: “Eu gostaria de convidar todos os alunos e professores do curso de Medicina Veterinária da UNICEP, e da comunidade externa, para participar da palestra”, e acrescentou: “Tenho um carinho muito especial pela instituição, me sinto um pouco padrinho da instituição, porque participei da primeira aula inaugural, a gente vê o quanto a UNICEP vem investindo e crescendo dentro da Medicina Veterinária. Tenho um carinho especial pelo Fabrício Correa e pelo Luís Felipe Braga que foram meus alunos, e é sempre uma alegria e uma honra poder colaborar com a instituição”.

Conheça o curso de Medicina Veterinária da UNICEP, clique aqui!