Vem aí a 3ª edição do Respira São Carlos e mais uma vez a UNICEP participará!

No próximo domingo (12), acontecerá mais uma edição do Respira São Carlos, oferecido pela Prefeitura Municipal de São Carlos, com realização da O.A. Eventos, empresa do Grupo EP, com o apoio da UNICEP. O evento acontecerá das 8h às 12h, no SESI São Carlos.

A população poderá aproveitar a oportunidade para tomar a vacina contra a COVID-19, além de aproveitar atividades e serviços gratuitos para toda a família. O evento tem como objetivo fortalecer o combate à pandemia na cidade. No caso da imunização contra o coronavírus, a aplicação seguirá o calendário preestabelecido pelo município.

Nesta edição, as primeiras mil pessoas a tomarem a 1ª, 2ª ou doses adicionais da vacina contra a Covid-19 receberão um picolé; já os 200 primeiros vacinados com alguma das doses durante o evento ganharão um day use, ou seja, um uso durante o dia no SESI.

A população poderá, ainda, atualizar as seguintes vacinas de rotina: hepatite B, SCR, dupla adulto, HPV, febre amarela e meningocócica ACWY.

Desta vez participaremos com os cursos de Odontologia, que fará oximetria de pulso, aferição e orientação de temperatura e orientações sobre a correta higiene das mãos; a Nutrição fará avaliação nutricional, orientação nutricional para público em geral e para pessoas em condições especiais (diabetes, hipertensão, doenças gástricas e intestinais); demonstração alimentação saudável com exposição de alimentos e produtos; A Farmácia Escola fará aferição de Pressão Arterial; e a Enfermagem dará orientações sobre Educação em saúde, com os temas câncer de mama e câncer de próstata.

Na 2ª edição o curso de Odontologia preparou diversas atividades para as crianças. A estudante Nayara Helena Martins Braz de Souza, do 8º período contou que a UNICEP proporcionou, ao participar do evento, a interação com a população: “realizamos instruções de higiene bucal, como fazer a correta escovação e sua importância para a saúde como um todo, aferição da pressão arterial, verificação de temperatura, mensuração da porcentagem do transporte de oxigênio com o oximetro de pulso, demonstração de como devemos higienizar nossas mãos de forma correta, seja com água e sabão ou álcool em gel, com participação  das crianças. Para nós, acadêmicos, a aproximação com o público nos torna cada vez mais preparados para dar atenção a saúde de forma humanizada, sabendo escutar e acolher cada indivíduo.”.

Já a estudante, também do 8º período, Suellen da Silva Oliveira, afirmou: “A Odontologia vai além de escovação, vai além de cuidar só de dentes. Eu tive uma experiência incrível, no evento, uma experiência difícil de explicar. Olhe para essas crianças e veja o quão inocente são, o quanto são focados no novo, na ocasião eles aprenderam como lavar as mãos corretamente, como escovar os dentinhos corretamente, e ficaram felizes ao calçar uma luva.”.

3º Respira São Carlos
Data: 12/12 (domingo)
Horário: das 8h às 12h
Local: SESI São Carlos - Rua Coronel José Augusto de Oliveira Salles, 1.325, Vila Izabel