CENTRAL DE NOTÍCIAS


04/04/2022

Mediação Escolar foi tema de palestra na UNICEP Porto Ferreira



Na segunda-feira (28), os estudantes dos cursos de Direito, Pedagogia e Educação Física da UNICEP Porto Ferreira participaram da palestra "Mediação Escolar", com a Dr.ª Márcia Raicher.

De acordo com o Prof. Dr. Giuliano Leal, coordenador de Direito, o tema é atual e relevante, e interessa não apenas os estudantes, mas toda a sociedade.

"A mediação escolar visa estabelecer um ambiente de paz mediante a diminuição da violência escolar, auxiliando na administração pacífica dos conflitos escolares. Assim, tem por finalidade promover o diálogo para solução dos diversos desentendimentos que eventualmente possam ocorrer no âmbito escolar.", contou e continuou: "A mediação escolar se mostra como ferramenta capaz de propiciar uma convivência pacífica no ambiente escolar, refletindo-se também no ambiente familiar e nas relações sociais estabelecidas entre pessoas que de algum modo estejam ligadas à escola ou aos estudantes".

Explicou ainda que se utiliza o diálogo para resolver e prevenir conflitos estudantis. E visa também criar um clima de cooperação entre os estudantes, de modo que possam contribuir diretamente para que o ambiente escolar seja pacífico e harmônico.

"Todo esse contexto produz resultados positivos para os estudantes em relação à autoestima, à comunicação, ao pensamento crítico e à capacidade de enfrentar e superar dificuldades. Por fim, tem-se uma contribuição significativa para o convívio mais harmonioso entre os discentes, e entre estes e os docentes.", afirmou e concluiu: "Tudo isso decorre a importância da palestra para os estudantes da UNICEP também".

Segundo a palestrante, Dr.ª Márcia Raicher, o tema faz parte de uma série de palestras que parte da mediação e envolve não só diversos temas, mas decorre da advocacia em tempos de mediação. "A importância desta palestra é conscientizar as pessoas a uma mudança de cultura saindo do contencioso para uma cultura de paz e especialmente ter a sensibilidade de entender que muitos problemas da escola decorrem da vida pessoal do aluno e da comunidade em que ele vive.", afirmou Márcia.

E contou: "Na palestra haviam alunos de Direito, Pedagogia e Educação Física, sendo assim, o olhar do advogado será mais pacificador e dos alunos de Pedagogia e Educação Física, que irão conviver com alunos, também irá mudar no sentido de perceber as reais questões que levam aos conflitos escolares".

Para finalizar, Marcia concluiu que: "UNICEP foi a primeira universidade do interior de São Paulo e também da cidade de Porto Ferreira a perceber a necessidade de trazer a vanguarda do melhor tratamento dos conflitos de forma mais adequada, trazendo efetivas soluções através da cultura da paz. Foi uma grande honra poder compartilhar meus conhecimentos, de 25 anos na área, com alunos muito interessados.".

Texto: Ana Lívia Schiavone







Newsletter UNICEP Porto Ferreira
Deixe seu email e receba nossas novidades »