top of page

PSICOPEDAGOGIA CLÍNICA

Destaque-se na área da psicopedagogia clínica com a pós-graduação em Psicopedagogia Clínica. Aprofunde seus conhecimentos e desenvolva habilidades para diagnosticar e intervir em dificuldades de aprendizagem. Avance na sua carreira!

Carga Horária: 

600 horas

semipresencial

12 meses | Aulas mensais aos sábados das 8:00 às 13:00

Público Alvo

Profissionais de saúde e educação: Pedagogos, Psicólogos, Professores e Fonoaudiólogos; demais interessados.


Objetivo

A Psicopedagogia é a área do conhecimento voltada para o estudo do processo de aprendizagem humana, seus problemas e dificuldades. É concebida como um campo de estudos interdisciplinares, por integrar o conhecimento advindo de outras áreas do conhecimento, como a pedagogia, a psicologia, a neurologia, a fonoaudiologia, dentre outras. Enquanto modalidade de atuação profissional esteve inicialmente voltada para o estudo dos problemas ou dificuldades de aprendizagem e o fracasso escolar. Atualmente, pode-se afirmar que a Psicopedagogia objetiva não apenas a atuação diante dos problemas de aprendizagem e do fracasso escolar, mas também a promoção do processo de apropriação de conhecimento. Dessa maneira, as relações que o ser humano estabelece com o conhecimento, o processo de aprendizagem e suas representações podem ser considerados objetos de estudo da Psicopedagogia.


Módulos do Curso

  • Neuroanatomia e Neurofísiologia e Processo Ensino - Aprendizagem

  • Desenvolvimento do Pensamento e da Linguagem

  • Distúrbios de Aprendizagem: Aspectos Neurológicos, Diagnóstico e Atendimento Educacional

  • Neurociências e Aprendizagem

  • Educação e Inclusão: Perspectivas Atuais

  • Neurodidática: Práticas Diferenciadas para a Estimulação do Raciocínio e da Aprendizagem

  • Metodologia

  • Psicopedagogia Clínica: Fundamentos para a Atuação Remediativa/Clínica

  • Avaliação Psicopedagógica Clínica: Provas Piagetianas

  • Intervenção Psicopedagógica Clínica: Jogos e Brinquedos

  • Estágio-Pesquisa I: Avaliação Diagnóstica em Psicopedagogia Clínica

  • Estágio-Pesquisa II: Intervenção Psicopedagógica Clínica


Diferenciais do Curso

No Blended Learning ou Sistema Híbirdo de Aprendizagem o pós-graduando tem acesso à conteúdos, atividades, exercícios, avaliações, entre outras interações a distância, através de moderna plataforma virtual e, encontros presenciais em que poderão, por meio de uso de metodologias ativas, colocar em prática o conhecimento adquirido juntamente com seus colegas, trabalhando em equipes focados na resolução de problemas, sendo a todo momento acompanhados por docentes altamente qualificados e experientes, potencializando, ainda, a prática saudável do networking.

Nesta concepção de curso a metodologia utilizada é bem diversa daquela das aulas tradicionais em que os professores assumem a posição de destaque apresentando a temática de forma predominantemente expositivas. Tanto nos momentos a distância quanto nos encontros presenciais a atenção é voltada totalmente ao pós-graduando, que de forma autônoma tem potencializado o seu processo de ensino-aprendizagem o capacitando para apresentar sempre as melhores soluções para os problemas a que são expostos cotidianamente.


Módulos Autônomos

A matriz do curso foi pensada e elaborada para que cada módulo seja autônomo. Isto significa que a temática e conteúdo de cada módulo tem começo, meio e fim, não dependendo de outros módulos como pré-requisito para o seu bom e eficaz desenvolvimento.

Os módulos, organizados em unidades temáticas, contam com caderno de textos, questionários, avaliações, fóruns de discussões, reuniões on line (chat) e 1 (um) encontro presencial. O período de integralização de cada módulo é de 30 (trinta) dias, ou seja, 1 (um) módulo por mês.


Encontro Presencial

Haverá 1 (um) encontro presencial por mês, aos sábados, facilitando a organização da agenda do pós-graduando, o qual está estruturado para que as atividades sejam desenvolvidas através de Active Learning (metodologia ativas de aprendizagem), prevalecendo o trabalho em equipe (team based learning - TBL), estudos de casos e problemas (problem based learning – PBL) contando sempre com a supervisão de professores titulados e qualificados.


Flexibilidade

Por se tratar de módulos autônomos, o pós-graduando pode escolher seu curso e ingressar até um determinado momento(1) , não deixando para depois a possibilidade de alcançar o sucesso profissional.


Diferencial: 2º Curso em 6 (seis) meses

Como o curso possui um eixo modular estruturante que dá sustentação para as áreas específicas, o pós-graduando que já terminou este curso poderá ter a equivalência de módulos e concluir em mais 6 (seis) meses(2) , o Curso de Especialização em Psicopedagogia Institucional ou Especialização em Neuropedagogia e Psicanálise no Contexto Educacional, podendo ter este tempo estendido em mais 3 (três) meses para a entrega do Trabalho de Conclusão de Curso.

1-Sempre no início de cada módulo.2-Mediante apresentação de Trabalho de Conclusão de Curso


Vagas

20 vagas

bottom of page