CLICA DA UNICEP REALIZOU OITO ENCONTROS NO PRIMEIRO SEMESTRE DE 2023

Neste primeiro semestre de 2023, ocorreram oito encontros do CLiCA (Clube de Literatura, Cinema e Artes do Unicep), coordenados pelo Prof. Marcos Gigante.

O primeiro encontro aconteceu no dia 25 de fevereiro, quando foi feita uma tertúlia sobre três contos de Mário de Andrade: "O ladrão", "Primeiro de Maio" e "Atrás da Catedral de Ruão". De acordo com Marcos, este foi o último encontro realizado de forma apenas presencial, pois os associados decidiram que os encontros passariam a ser presenciais e on-line ao mesmo tempo, assim foi montada uma logística que possibilitasse o novo formato.

“Os encontros são momentos especialmente instigantes e criativos. Em alguns momentos, o desenhista Thales Tadashi Suzuki, inspirado pelas tertúlias, desenvolveu obras que estetizaram em outra linguagem aquilo que era debatido, os temas e situações. ”, contou o docente.

Desde 2022, o CLiCA organizou algumas tertúlias com temas ligados ao centenário da Semana de 1922, algumas tertúlias sobre Mário de Andrade e em março, foram dois encontros, dias 11 e 25, quando foram trabalhados os contos "O poço", "Nelson", "Tempo da camisolinha", "Vestida de preto", "Frederico Paciência".

As gravações desses encontros podem ser acessadas nos links abaixo:

Encontro do CLiCA - 11 mar. 2023 ("O poço"; "Nelson")

Encontro do CLiCA - 25 mar. 2023 ("Tempo da camisolinha", "Vestida de preto", "Frederico Paciência") - Parte 1 e Parte 2

No dia 01 de abril, foram feitas tertúlias sobre três contos: "O peru de Natal", de Mário de Andrade, completou o trabalho sobre todo o livro "Contos Novos”; "Morte de Isolda" e "O cão raivoso", sobre a obra de Horacio Quiroga em "Contos de amor de loucura e de morte". Os contos foram eleitos pelos próprios associados.

“O escritor uruguaio, Horacio Quiroga, escreveu contos instigantes sobre temas caros ao ser humano: nossos dramas, nosso lado selvagem e obscuro. Importante repertório que serve para reflexões em várias áreas do conhecimento. Cada participante traz contribuições de sua área, olhares próprios: estudantes de Direito, Psicologia, Pedagogia, Administração, etc. Esse ambiente é muito rico; lembramos que é aberto à comunidade. ”, explicou Marcos.

Encontro do CLiCA - 01 abr. 2023 ("O peru de Natal", "Morte de Isolda"; "O cão raivoso")

No dia 29 de abril, foi a vez do poeta araraquarense, Tadeu Marcato, divulgar seu novo livro, “Concreto Armado ou A Imanente Liberdade dos Pardais”, e também desenvolver uma oficina com os participantes (presencial e remotamente). Em um dos exercícios poéticos, Marcato pediu palavras, sistematizou e devolveu aos participantes: lacônico, ignoto, domingo, lateral, arroz, manhã, espaldar, amor, etc... Deu explicações de como proceder e soltar a criatividade poética. Eis um dos resultados:

O roçador

Para mim lacônico é ignoto

Trabalho de segunda a domingo

Com uma roçadeira lateral

No almoço, somente arroz

Como mistura, o sal

E o mato, que o sol alimenta

Roço de dia, de manhã

O espaldar não alivia a dor, que aumenta

E o amor, para mim, é uma palavra vã

(Renato Lajarim Carneiro)

Encontro do CLiCA - 29 abr. 2023 (Oficina de Poesia com o poeta Tadeu Marcato)

Em 13 de maio, o psicólogo formado pela UNICEP, Jesley de Araújo Tomaz, realizou uma tertúlia sobre a obra de Ernest Hemingway, “O velho e o mar”; importante clássico da literatura estadunidense. “Houve também um pouco de música no final, tocamos violão e cantamos neste encontro”, contou Marcos.

Encontro do CLiCA - 13 maio 2023 (Ernest Hemingway, “O velho e o mar”)

No dia 27 de maio, houve uma Exposição Artística e Tertúlia sobre as obras de Thales Tadashi Suzuki. Também, na mesma data, foi feita uma tertúlia sobre o conto de Machado de Assis, “Ideias de canário”. Neste encontro, além dos associados, o CLiCA contou com a presença das professoras Thais Batista Mendonça Alves de Souza (formada em Pedagogia pela UNICEP) e Francisca Eliane de Freitas dos Santos, da Escola Estadual Fulvio Morganti, de Ibaté-SP. “Elas trouxeram estudantes do ensino básico para participarem do encontro e foi sensacional. As novas gerações são bastante hábeis em interpretar imagens, pudemos conferir. O desenhista Thales Suzuki disponibilizou suas obras para apreciação de todos e os estudantes do nono ano foram muito participativos. O encontro também foi uma oficina de desenho. ”, explicou Marcos.

Encontro do CLiCA - 27 maio 2023 (Exposição Artística e Tertúlia sobre as obras de Thales Tadashi Suzuki e sobre “Ideias de canário”)

O último encontro do primeiro semestre, foi no dia 17 de junho. Tertúlia sobre a animação “O Estranho Mundo de Jack”, do diretor Henry Selick, ministrada pelo psicólogo Josué Ap. Alves Pinto Júnior. Contou novamente com a presença de estudantes do ensino básico da EE Fulvio Morganti, de Ibaté-SP, além dos associados. “Os estudantes da escola também se associaram ao CLiCA. É contagiante! Literatura, Arte, Cinema, tudo isso torna nossa vida mais interessante”, afirmou o docente.

Encontro do CLiCA - 17 jun. 2023 (“O Estranho Mundo de Jack”)

Semestre que vem tem mais! Aguardem programação. Associem-se! Gratuito. Certificado de três horas de atividades extracurriculares. Todos são bem-vindos! O CLiCA é aberto à comunidade.

Imagens de Thales Tadashi Suzuki:

- Desenho de sobre o conto "O ladrão"

- Desenho sobre o conto "Primeiro de Maio"

- Sátira sobre as dificuldades do Prof. Marcos, inicialmente com a tecnologia para viabilizar os encontros on-line

- Desenho inspirado nas tertúlias sobre os contos de Mário de Andrade