Trabalho em grupo: Como conseguir a colaboração de todos

Alcance o sucesso do trabalho em grupo nos projetos acadêmicos e profissionais com harmonia e eficiência.

Grupo de 3 pessoas em uma mesa conversando sobre trabalho.

Desde os primeiros anos na escola, já descobrimos o quão delicados são os trabalhos em grupo.

Onde ficavam todos desesperados e perdidos sem saberem lidar uns com os outros. Na faculdade, isso não é diferente.

Fazer novos contatos e lidar com as diferenças de cada um é importante para adquirir algumas habilidades que contribuem para a vida social e profissional.

O que torna esses trabalhos uma ótima maneira de aprender.

Mas apesar dos pesares, não tema! Reunimos algumas dicas que ajudarão você a montar o grupo ideal para qualquer trabalho.

Crie um grupo coeso

Por mais que você queira montar um grupo optando por pessoas das quais você possui um bom relacionamento ou amizade, não é o recomendado.

O que deve ser importante de fato na hora de escolher um bom grupo são as afinidades que cada um possui com a matéria.

Até porque nem sempre você terá o poder de escolha. Então é muito importante aprender a trabalhar com pessoas nas quais você não está acostumado.

Identificando o perfil dos colegas, você consegue evitar conflitos durante o trabalho e saberá a forma de lidar com cada um. Além disso, procure pessoas com diferentes talentos, podendo assim colaborar de uma maneira melhor no trabalho.

Pessoas dedicadas e esforçadas podem acrescentar muito mais ao grupo do que aquelas que deixam tudo para um último momento e não entregam aquilo que foi combinado.

Separe as tarefas de modo justo

Definindo um grupo, o próximo passo é separar as tarefas de modo justo.

Mas não confunda a palavra “justa” com “igualitária”, pois não adiantará nada exigir porções iguais de contribuições a todos os participantes.

Em vez disso, invista em fazer uma distribuição de tarefas que esteja de acordo com as habilidades de cada um. Assim o trabalho será mais bem feito e completo.

Existem companheiros de grupo que são ótimos oradores. Alguns outros são mais articulados na escrita e ainda tem aqueles que conseguem criar um visual bacana para qualquer apresentação.

O grupo se torna mais harmonioso se trabalhar dessa maneira.

Porém existem algumas tarefas que ninguém quer fazer por serem mais complicadas ou chatinhas mesmo.

Nesse caso, use do bom senso. Participantes que estiverem com menos atribuições podem e devem participar dessa segunda etapa de distribuição.

Tenha flexibilidade

Trabalhar em grupo significa estar preparado para trabalhar com outras pessoas que pensam de maneira diferente da sua.

Apesar de não ser uma tarefa nada fácil, é essencial para desenvolvermos nossas habilidades de comunicação, de argumentação e de negociação.

O objetivo não é que todos pensem igual a você e sim você se colocar no lugar do outro e ser capaz de entender o ponto de vista dele. Isso mostra que você valoriza sua equipe e que está ali para contribuir com o bom desenvolvimento de todos.

Abrir mão, ao contrário do que alguns pensam, é um gesto de maturidade e de bom senso para com a maioria. E mesmo que encontre um problema e veja que o grupo está tomando uma decisão claramente errada, seja cortês. Porém firme, e demonstre sua opinião.

Seja compreensível.

Pois do mesmo modo que algum imprevisto pode acontecer com você, atrapalhando o andamento de sua atividade, também poderá acontecer com seu colega de grupo. Tenha paciência e ajude-o se puder.

A tecnologia é uma aliada

Em uma sala de aula, podem ter estudantes de diversas cidades diferentes. O que torna um pouco mais difícil o encontro para dar andamento às tarefas.

Isso sem considerar outros fatores que podem impedir que essa reunião de grupo aconteça.

No entanto, com a tecnologia cada vez mais presente. Temos agora uma nova gama de possibilidades que facilitam a comunicação e garante maior interação e solução de eventuais problemas.

Aplicativos como WhatsApp, Skype, Google Drive e gerenciadores de tarefas como Trello e Meistertask, podem ser ferramentas poderosas garantindo que o grupo obtenha êxito sem grandes problemas.

Respeito sempre

Todas essas dicas são para que você consiga fazer com que o trabalho em grupo seja mais colaborativo e fluído.

Caso aconteça um conflito, essa será a hora de usar as dicas para mediar e resolver as divergências alheias. Pois o mais importante para contar com a colaboração de todos os membros do grupo é manter a paz e a produtividade.