BIBLIOTECA: MULTIMÍDIA


Acervo

Sete terminais com acesso à internet, sendo ainda disponibilizado os Laboratório de informática da instituição com a mesma finalidade, fitas de vídeo, Cd-Rom e disquetes.

A biblioteca possui um acervo de fitas de vídeo de diversas áreas específicas e correlatas, disponibilizadas para empréstimo pelo prazo de três dias consecutivos.

Livros

Informações detalhadas sobre o acervo de livros no que diz respeito aos títulos e número de exemplares que são referências para as disciplinas dos cursos de graduação atualmente instalados estarão disponíveis em documento próprio.

Periódicos

O acervo de periódicos é formado por coleções de títulos científicos e, principalmente por periódicos de áreas correlatas aos cursos de graduação atualmente instalados, com ênfase maior de assinaturas para os cursos mais antigos da instituição e, em formação para os cursos que se encontram nos períodos iniciais.

Informatização

Tanto o acervo de livros como o de periódicos está informatizado, oferecendo acesso à informação por computador através de banco de dados relacional (software onde estão armazenadas as informações do acervo para o usuário). A base de dados é Microsoft Access onde os dados são inseridos através de uma catalogação e disponibilizados para consulta através de terminais de empréstimo, devolução e reserva, organizados para pesquisa, busca rápida e fácil.

O acervo está on-line disponibilizado 24 horas para consulta, através de conexão à internet pelo site unicep.edu.br/rioclaro ( Biblioteca ), dando a possibilidade de consulta através de autor, título e assunto, facilitando a busca de onde quer que esteja o usuário.

Base de Dados

A biblioteca oferece o serviço COMUT (Comutação Bibliográfica) através do site: www.ibict.br acessando o cnn (Catalogo Coletivo Nacional) para busca da pesquisa desejada.

Na área da saúde e correlatas à Educação, a Biblioteca tem disponível o site: www.bireme.br onde permite ao usuário consultar a base de dados Medline, Lilacs e Scielo podendo solicitar o pedido na Íntegra.

Além dessas bases o usuário tem acesso livre à consulta de outras bases tais como: Sistema Unibibli / USP/UNESP/UNICAMP através do site: www.unicamp.br/bc.

No portal da Capes: www.periodicos.capes.gov.br o usuário pode consultar algumas bases gratuitamente.

A biblioteca divulga também para seus usuários, alguns sites de pesquisa com o intuito de ajudar o usuário, dando oportunidade de enriquecer mais as suas pesquisas.

Jornais e revistas

São assinados jornais: Folha de São Paulo e também o jornal da região que é o Jornal Cidade. As revistas científicas e correlatas são assinadas anualmente e renovadas, possuindo coleções para atender à proposta pedagógica dos cursos, que são assinadas de acordo com solicitações do corpo docente e dos coordenadores de curso.

Política de aquisição, atualização e expansão

A aquisição, expansão e atualização do acervo são orientadas mediante solicitação do corpo docente e discente. Os catálogos de Editoras enviados à biblioteca são encaminhados ao corpo acadêmico, a fim de indicar o interesse em aquisição, qualificando-a como uma biblioteca universitária compatível com as dimensões.

A solicitação é feita através de uma planilha, preenchida pelos professores e coordenadores, contendo as informações necessárias de cada área solicitada, informando autor, título, editora e a quantidade de alunos que utilizará o material, e enviada à biblioteca para fins de aquisição, conforme modelo específico criado para esse fim.

Serviços

A biblioteca comunitária oferece uma excelente estrutura de serviços aos seus usuários, quer do ponto de vista do seu horário de funcionamento, dos equipamentos disponibilizados, dos serviços técnicos oferecidos e dos profissionais envolvidos.

Horário de funcionamento

Segunda-feira à sexta-feira das 8:00 às 22:30;
Sábados normais das 8:00 às 12:00.
Sábados com aulas na pós-graduação das 8:00 às 16:00

Serviço de acesso ao acervo

O usuário tem livre acesso às estantes, sendo franqueado a toda comunidade de Rio Claro e região, nos horários de funcionamento normal, permitindo a consulta de qualquer material do acervo, nas salas de leitura e estudos. O empréstimo domiciliar é facultado, e mediante prévia solicitação.

Nas dependências da Instituição o usuário tem acesso ao serviço de cópia de documentos. A biblioteca orienta o usuário ao uso da base de dados, na localização do acervo e acesso à rede mundial-internet. Oferece o serviço de Comutação Bibliográfica no país e no exterior, permitindo o serviço de consulta à base de dados em forma impressa e também o serviço de empréstimo entre bibliotecas e ainda dá suporte na orientação de trabalhos acadêmicos disponibilizando um manual elaborado através das normas da ABNT via internet e inserido no acervo.

Existe na biblioteca um treinamento de orientação sobre sua utilização (como ficar sócio, como achar um livro na base de dados e na estante, como utilizar periódicos, como fazer pesquisa sobre um determinado assunto na internet, prazo de empréstimo de livros e multimeios, reserva, etc.), para os alunos do 1º ano (primeiro período) de cada curso, onde os professores levam suas turmas, num horário agendado com a bibliotecária, para devidas explicações.

Pessoal técnico e administrativo

Conta com uma bibliotecária responsável, uma bibliotecária, duas auxiliares de biblioteca e estudantes estagiárias.

Outros detalhes sobre a Biblioteca Comunitária da Instituição estão disponíveis em documento próprio.