DEFINIDOS OS VENCEDORES DA XV MOSTRA NOVOS OLHARES
A comissão julgadora da XV Mostra de Artes de Rio Claro ?Novos Olhares? anunciou as obras vencedoras do salão artístico de 2015. A solenidade de premiação e abertura da mostra será realizada no dia 13 de novembro, sexta-feira, às 20h30, no Centro Cultural Roberto Palmari. O público poderá conferir, gratuitamente, a tradicional exposição de artes até o dia 6 de dezembro, de segunda a sexta-feira, das 12 às 18 horas.
Composta pelos artistas plásticos Renê Mainardi e Lucila Maciel e pela arquiteta Mônica Frandi Ferreira, a comissão julgadora conferiu os prêmios aquisição com medalhas de ouro aos artistas de Rio Claro Paulo Mateus Rocha, pela obra contemporânea ?Vou de bike...?, e Odete Dalposso Bertin, com tela intitulada ?Família Dalposso?, na categoria acadêmica.
As medalhas de prata ficaram com Paulo Ciola, de São Paulo (acadêmica) e José Roberto Sechi, artista multimídia de Rio Claro (contemporânea), pelo conjunto de três obras.
Os bronzes foram para a artista plástica de Piracicaba, Gracia Nepomuceno (acadêmica) e para o mosaico de Nei Carvalho, de Rio Claro (contemporânea).
Também foram contemplados com menções honrosas os artistas de Rio Claro Dirceu Banchi, Paulo Mateus Rocha e Leonardo Campos Patrocinio (Leo Dco) e Ricardo Cesar Alves, de São Paulo, todos trabalhos no estilo contemporâneo.
O júri se reuniu no dia 16 de setembro, no Centro Cultural, para premiar e selecionar as 67 obras inscritas e contou com o apoio da comissão organizadora do salão de artes, coordenada por Luiz Miotto, com a colaboração de Ciça Alves, Ivan Bonifácio e Consuelo Perinotto.
Segundo a superintendente do Arquivo Público, Maria Teresa de Arruda Campos, a Mostra de Artes Novos Olhares teve início em 1997 e tem como tema principal o município de Rio Claro. Com o objetivo de retratar o olhar-artista sobre a cidade, suas paisagens, arquitetura, pessoas e costumes, o projeto pretende disseminar a arte enquanto agente motivador e transformador social.
Em 2016 a autarquia pretende lançar um livro sobre o salão artístico que trará um histórico de suas edições a partir do registro fotográfico dos trabalhos inscritos. ?A publicação pretende catalogar todas as obras e os artistas plásticos que integraram os Novos Olhares nesses quinze anos de exposições?, diz Teresa.
O Centro Cultural de Rio Claro está localizado na Rua 2 nº 2.880, na Vila Operária. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3522.1948 e pelo site www.aphrioclaro.sp.gov.br.