Feira de ciências da ASSER Rio Claro promove teoria em prática
Dentre os principais objetivos da promoção de atividades além da sala de aula, a transposição de elementos teóricos para a aplicação na prática ganha posição de destaque no período de aprendizagem acadêmica. Para tanto, a faculdade ASSER organizou e ofereceu aos alunos e comunidade de Rio Claro e região a Semana do Conhecimento, com a apresentação de trabalhos de iniciação científica pelos cursos de graduação.
Os docentes acompanharem e orientaram a confecção dos trabalhos, dentre eles a professora doutora Gina Maria de Palma e Silva, do curso de licenciatura em Pedagogia. Gina acredita que a teoria seja importante, por meio de pesquisas em títulos e sites, no entanto a experimentação, ou seja, colocar os fundamentos em prática torna mais fácil a aprendizagem.
Na disciplina de Conteúdo e Metodologia da Ciência e Meio Ambiente, os alunos do terceiro período do curso de Pedagogia, além das aulas teóricas, desenvolvem ensaios de Ciências no laboratório de Química da instituição de ensino. ?São experimentos elaborados com materiais acessíveis que eles poderão, num futuro próximo, aplicar em qualquer escola que estiverem ministrando aulas?, explicou a professora.
Conforme ela conta, a disciplina conta com uma carga horária de atividades integralizadoras, por meio das quais os discentes realizaram diversos experimentos para apresentá-los segundo padrões de feira de ciências para alunos do ensino fundamental. Gina afirma que, ?este é um evento fantástico, tanto para os professores, quanto para os alunos, pois eles conseguem aprender, de forma diferenciada?.
Para o evento, os trabalhos podem ser simples, desde que sejam criativos e façam sentido para o público interno e externo. Ademais, as atividades práticas proporcionam o despertar e o gosto pela pesquisa, inspirando trabalhos em grupo, promovendo maior interação entre alunos e professores. ?Existe o incentivo para a busca de soluções para problemas reais?, diz a professora que ressalta que há a interdisciplinaridade entre as matérias, que proporciona novas visões que vão além do contexto de aprender em sala de aula, favorecendo a sistematização e acúmulo de conhecimento de forma lúdica.