Curso de Nutrição retorna com os grupos de Reeducação Alimentar
O segundo semestre de 2016 teve início com atividades importantes de integração e orientação para a comunidade rio-clarense. Dando continuidade ao projeto idealizado e concretizado pelo curso de Nutrição da faculdade ASSER, o grupo de Reeducação Alimentar deu seu primeiro passo no último dia 8 de agosto. Divididos em turmas no período vespertino e noturno, cerca de 70 participantes foram inscritos.
Dada a tendência mundial de problemas relacionados à alimentação, existem cada vez mais pessoas com sobrepeso ou obesidade. Apesar de nos Estados Unidos a média ainda ser maior, no Brasil está cada vez mais crescente a parcela de pessoas que necessitam de acompanhamento nutricional, com o intuito de melhorar a qualidade de vida por meio da alimentação mais saudável.
Desta forma, conforme destacou a coordenadora do curso de graduação em Nutrição, que também coordena os grupos de Reeducação Alimentar, Valéria Ferratone, o intuito principal consiste em ?sensibilizar os integrantes do grupo para a reeducação alimentar visando mudanças de comportamento alimentar?. Não se resume a apenas ?perder peso? de maneira mágica, mas de melhorar a qualidade de vida.
Atualmente, existem duas turmas, composta por 27 adultos, uma criança e um adolescente no período da tarde, enquanto que à noite estão matriculados 36 adultos, três crianças e um adolescente. O trabalho é vinculado à disciplina de Estágio Supervisionado em Saúde Pública, inserida no oitavo período do curso. A proposta, conforme destacou a coordenadora, é para que os estagiários de nutrição planejem, executem e avaliem ações de educação alimentar e nutricional com base na linha da Promoção da Alimentação Saudável tendo como abordagem pedagógica as ideias do educador Paulo Freire.
?Os integrantes são levados a conhecer e problematizar as questões envolvidas no comportamento alimentar sempre desejando a melhor qualidade de vida?, explicou Valéria. Os grupos estão acontecendo desde o dia 8 de agosto e irão até o início de dezembro, sendo oferecidos de forma gratuita. Mais informações na secretaria da faculdade por meio do telefone (19) 3523-2001.