Historicamente, a influência do pensamento e atuação de médicos higienistas estiveram presentes na consolidação da ginástica desde o fim do século XIX, no Brasil. Tais ações destacaram a idealização de uma sociedade saudável, no qual compreendia disseminar a prática da atividade física (ginástica) como ferramenta para popularizar o hábito higiênico e a educação em saúde.
Inicialmente a Educação Física teve seu processo de popularização nas escolas e anos mais tarde, na década de 70, marcada por grandes discussões de profissionais e pesquisadores da área, apontando conhecimento e aprofundamento teórico-científico, sobre fatores epidemiológicos na redução dos riscos de desenvolvimento de doenças crônicas por meio da prática de atividade física, tendo como sinônimo de saúde.
Nesse sentido, o profissional de Educação Física vem ampliando seu campo de atuação em diferentes segmentos do mercado, como academias de ginásticas, centros esportivos, centros de reabilitação de áreas públicas e privadas de promoção da saúde e prevenção de doenças, tendo em vista a Política Nacional de Promoção da Saúde (2013), a qual concerne o incentivo as práticas corporais/atividade física.
Atualmente, devido a pandemia, como medida para contenção da propagação da COVID-19, muito se discute sobre o fechamento dos espaços comuns destinados às práticas corporais, salientando a importância da mesma para saúde física e mental da população, com a perspectiva de contribuir para a melhora do sistema imunológico no combate às doenças crônicas que podem ser agravadas pelo coronavírus, além de minimizar os efeitos psicológicos negativos causados pelo isolamento social. E mesmo com os fechamentos dos espaços comuns públicos e privados, a prática de atividade física tem se tornado cada vez mais reconhecida como estratégia essencial de promoção/prevenção à saúde.
Diante disso, profissionais de Educação Física se adaptaram a tais condições, no qual os atendimentos em domicílios e via internet passaram a ser a tangente para que prática de atividade física, minimamente orientada, fosse oportunizada para o maior número de pessoas.
Texto: Profª. Drª. Pollyanna Micali
Coordenadora do curso de Educação Física UNICEP