Muitos estudos têm evidenciado os benefícios da prática atividade física para a saúde física e mental, antes e durante a pandemia do novo coronavírus. Em virtude disso, a UNESCO, Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura, lançou um material que defende o investimento na Educação Física como pauta importante para a proteção e recuperação de jovens durante a pandemia.
A Diretora-Geral Assistente para Ciências Humanas e Sociais da UNESCO, Gabriela Ramos, enfatizou que "a Educação Física de qualidade é uma ação de baixo custo e alto impacto, que reduz os gastos com saúde além de melhorar o aprendizado e a resiliência dos jovens". O estudo aponta ainda que a atividade física pode reduzir a obesidade de crianças e jovens em 30%, aumenta os resultados acadêmicos em 40% e colabora com a diminuição de sintomas de depressão e ansiedade em até 30%.
É nítida a importância dos serviços prestados pelo profissional de Educação Física na sociedade. Esta notoriedade vem exigindo cada vez mais a qualificação desses profissionais, seja no âmbito escolar ou fora dele. A profissão tem demonstrado cada vez mais qualificação e competência para atuar em diferentes áreas. E com base nisso, o Núcleo Docente Estruturante e o Colegiado de Curso da Educação Física da UNICEP, trabalharam juntos para estruturar a nova grade curricular dos cursos de bacharelado e licenciatura em Educação Física a partir de 2021, conforme as diretrizes do MEC, afim de atualizar e atender as necessidades da área e do mercado de trabalho.
Veja a íntegra do documento da UNESCO, no link abaixo:
https://en.unesco.org/news/unesco-calls-investment-quality-physical-education-support-covid-19-recovery