A crise desencadeada pela pandemia do COVID-19 impactou as empresas de todos os portes (sejam pequenas, médias ou grandes). Nesse sentido, os administradores têm observado a necessidade de readaptar seus processos internos e de gestão, envolvendo desde uma reestruturação nas linhas de produção até a forma de atendimento e entrega dos produtos aos clientes finais.
Dentre todo esse cenário desafiador, um dos pontos que é importante ressaltarmos é a respeito da saúde mental dos colaboradores.
A saúde física dos colaboradores foi um dos tópicos que causaram grandes preocupações, pensando nisso, empresas optaram pelo home office, reestruturação de linhas de produção e turnos, cuidados redobrados com EPI's, entre outros.
Porém, além do impacto na saúde física, a pandemia também afetou a saúde mental. Dentre as preocupações mais comuns, podemos citar:
Cada uma dessas preocupações e anseios afetam a produtividade e desempenho dos colaboradores. Por isso, uma liderança efetiva e que compreende fatores humanos relacionados aos seus colaboradores tem se tornado cada vez mais necessária.
Nesse cenário, espera-se que os administradores sejam líderes que possuam uma comunicação mais transparente e didática. Afinal, delegar tarefas e monitorar colaboradores tornou-se uma atividade muito mais complexa ao considerarmos o distanciamento físico (trabalho no modelo home office) e todos os anseios, fragilidades e preocupações dos colaboradores.
É importante que esse administrador seja uma liderança seja participativa e compreensiva com a equipe, se colocando disposta a ouvir seus colaboradores para ajudá-los no processo de readaptação do novo processo de trabalho (seja uma reorganização física e estrutural na empresa, seja em um modelo home office). Também, é importante ter clareza ao estabelecer uma rotina com todas as atividades de cada colaborador, criando metas específicas, mensuráveis e com prazo, afim de assegurar melhor compreensão a respeito dos resultados esperados por cada colaborador e cada equipe.
Considerando isso, a formação em Administração torna-se cada vez mais necessária, pois essa é uma formação que engloba todas as vertentes de um empreendimento, olhando de maneira sistêmica e estratégica toda a organização e suas relações com seus públicos.
Com base nisso, o curso de Administração da UNICEP Rio Claro tem trabalhado, em cada uma de suas disciplinas, a promoção de ações junto aos discentes para que essa visão humana e estratégica seja estimulada e desenvolvida.
A crise tem despertado novos desafios no ambiente corporativo, mas vale reforçarmos que podemos superar todos eles com uma visão estratégica, sistêmica e com esforço pessoal e coletivo.
Texto: Profa. Dra. Noemi Correa Bueno
Foto: gettyimages