A coordenadora do curso de Arquitetura e Urbanismo da UNICEP Rio Claro, Profa. Dra. Monica C.B.Frandi Ferreira participou do evento GEODIA, realizado no sábado, 24 de abril de 2021, dividindo mesa virtual com o Prof. Dr. José Alexandre de Jesus Perinotto (UNESP RC), João Bellato Junior (Diretor da Empresa Patercal e Presidente do SINDICAL) e Ms. André de Andrade Kolya (coordenador do Projeto Geoparque Corumbataí).
O foco do GEODIA é a divulgação das geociências para o público em geral, fazendo deste o dia nacional para divulgar a sua relevância para as pessoas. E foi com o objetivo de demonstrar a possibilidade de integração entre diversos profissionais e áreas do conhecimento nas intervenções sobre o território, que a coordenadora apresentou o trabalho final de graduação do egresso Gabriel Barello de Oliveira, formando da turma de Arquitetura e Urbanismo da UNICEP Rio Claro em 2018, no qual Monica foi orientadora.
Gabriel desenvolveu o projeto para o Parque Geológico de Assistência, localizado no distrito de mesmo nome em Rio Claro, utilizando os princípios do desenvolvimento sustentável, como a valorização do patrimônio ambiental e cultural, o envolvimento da comunidade local, a utilização de técnicas construtivas vernaculares, o desenho universal, a acessibilidade e a mobilidade ativa. Esse trabalho concebido em nossa instituição está sendo apresentado como a proposta oficial de um grupo coordenado pelos docentes e alunos do Instituto de Geociências e Ciências Exatas (IGCE) da UNESP de Rio Claro, com a participação da coordenadora Monica, representando a UNICEP, que está trabalhando na candidatura para o Geoparque Corumbataí, segundo os critérios da UNESCO.
O GEODIA é uma iniciativa da Associação Brasileira de Defesa do Patrimônio Geológico e Mineiro (AGeoBR), da Sociedade Brasileira de Geologia (SBG), da Federação Brasileira de Geólogos (FEBRAGEO) e do Serviço Geológico do Brasil (SGB-CPRM) e tem inspiração no similar espanhol chamado Geolodía, que vem ocorrendo há alguns anos geolodia.es e ocorrerá sempre no sábado seguinte ao Dia Internacional do Planeta Terra, que é dia 22 de abril. Essa primeira edição ocorreu no sábado, dia 24 de abril, das 9h00 às 19h00, com 12 horas de atividades simultâneas, com a participação de diferentes grupos e entidades de todos os estados do Brasil.
A íntegra da palestra pode ser vista abaixo: