Em tempos de pandemia não há como saber os limites da sala de aula. Desde março do ano passado, professores e alunos de todos os lugares estão superando os desafios para manter-se conectados.
Quando dizíamos que o conhecimento não tem fronteiras certamente não tínhamos a experiência e a vivência que a situação nos trouxe.
Acompanhamos diariamente o esforço de alunos e professores para eliminar as barreiras e garantir o ensino de qualidade.
A professora Dr.ª Daniela Abreu, coordenadora do curso de Pedagogia da UNICEP Rio Claro, relatou que acompanha esse processo diariamente com seus alunos da graduação, segundo ela as web conferências hoje não se restringem às quatro paredes da sala de aula. "Nós professores estamos falando para um público cada vez maior. São alunos e familiares, alunos no ambiente de trabalho, alunos nos hospitais e em todos os lugares que conseguem acompanhar as aulas. O esforço de ambas as partes é enorme e salutar. Esse modelo de educação ao mesmo tempo que para algumas modalidades distanciou não se pode negar que para outros aproximou".
Já dizia Paulo Freire que "a alegria não chega apenas no encontro do achado, mas faz parte do processo da busca. E ensinar e aprender não pode dar-se fora da procura, fora da boniteza e da alegria".
Essa busca é que faz professores e alunos não jamais desistirem do saber. Vamos deixar aqui alguns registros dos alunos na aula e parabenizamos todos que procuram, neste contexto tão adverso, manter os laços de ensino-aprendizagem cada vez mais estreitados.